São Luís Versiglia

Terça-feira, 25 Fevereiro 2020por Visualizações : 2731

25Fev Luigi Versiglia 1873 1930São Luís Versiglia nasceu a 5 de junho de 1873 em Oliva Gessi, Pavia (Itália) e faleceu a 25 de fevereiro de 1930 em Li-Thau-Tseul (China).

A 16 de setembro de 1885, com apenas 12 anos de idade. São Luís Versiglia partiu da sua cidade natal para Turim a fim de estudar com São João Bosco (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/31/13699/-/s-jo%C3%A3o-bosco.html). São Luís Versiglia tinha intenção de ingressar na Universidade Salesiana para ser veterinário. Permaneceu com S. João Bosco durante dois anos e meio, período em que aquele foi seu confessor.

Poucos dias depois da morte de São João Bosco, a 11 de março de 1888, São Luís Versiglia assistiu na Basílica de Maria Auxiliadora à imposição do crucifixo a sete missionários que partiam para as missões. Foi então que decidiu renunciar à sua carreira de veterinário e tornar-se salesiano para ser missionário. Entrou para o noviciado em Foglizzo nesse mesmo ano, sendo enviado pouco depois para a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma onde estudou filosofia. Por esse tempo realizou uma intensa atividade pastoral no oratório do Sagrado Coração. São Luís Versiglia licenciou-se no ano de 1893 e regressa a Foglizzo como assistente e professor dos noviços. Foi ordenado sacerdote a 21 de dezembro de1895.

São Luís Versiglia foi o primeiro diretor e mestre do noviciado de Genzano, onde permaneceu por 9 anos. Aí o santo aprendeu diversos idiomas para poder partir como missionário o que acontece em janeiro de 1906. São Luís Versiglia parte numa missão liderada por ele com destino a Macau. O Bispo de Macau, D. João Paulino de Azevedo e Castro, acolheu calorosamente a chegada dos salesianos, entregando-lhes em 1906 a direção do Orfanato da Imaculada Conceição, que albergaria um máximo de 55 rapazes. Este orfanato tornou-se no Instituto Salesiano. Em 1910, quando o bispo os mudou para uma residência maior, como agradecimento pelo seu trabalho, estalaram as lutas entre a Igreja Católica e a recém-implantada Primeira República Portuguesa, que impôs um regime anticlerical em Portugal e nos seus territórios do Ultramar. As autoridades de Macau, apesar de não terem razões objetivas para tal, são obrigadas a expulsar os salesianos e demais ordens religiosas. A 29 de novembro de 1910, os salesianos são obrigados a mudarem-se para Hong Kong.

Foi-lhes então confiado um orfanato no distrito de Heung Shan ou Heunh Chow, que estava sob jurisdição eclesiástica da diocese de Macau. Os salesianos chegaram ao orfanato a 18 de maio de 1911 e foram recebidos por dois ex-alunos do Instituto Salesiano e por uma grande multidão em festa. A 10 de outubro, uma monção causou sérios danos à residência de Heung Chow. Até 1912, os salesianos de Luís Versiglia conseguiram estabelecer no distrito quatro residências missionárias.

Em 1912 chegaram novos reforços da Europa e Luís Versiglia decidiu distribuir os seus homens pelas quatro residências missionárias enquanto ele próprio dividia o seu tempo entre Macau e a sua missão chinesa de Heung Shan, adjacente ao Rio das Pérolas. Em 1916, São Luís Versiglia transformou o Instituto Salesiano numa obra de maior dimensão, com grandes camaratas, oficinas de calçado e alfaiataria, laboratórios modernos, uma tipografia, um grande pátio para recreação e uma escola de comércio. O Instituto Salesiano passou a ter capacidade para 200 alunos.

Dois anos mais tarde, em 1918, São luís Versiglia viu o seu trabalho triplicado, uma vez que os salesianos começaram também a trabalhar em Shaozhou, fora da Diocese de Macau. A 9 de janeiro de 1921 São Luís Versiglia foi sagrado o primeiro bispo do Vicariato Apostólico de Shaozhou.

Em 1922, São Luís Versiglia faz uma visita a Itália e S. Calisto Caravário (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/02/25/56794/-/s-calisto-carav%C3%A1rio.html) oferece-se para o ajudar na China.

Em 1926, começaram na China perseguições e queixas contra o Cristianismo e a 13 de dezembro de 1927 foram incendiadas todas as igrejas e missões de Shiw Chow. Nos anos seguintes, o ambiente tornou-se cada vez mais hostil e complicado.

A 24 de fevereiro de 1930, os dois santos (Versiglia e Caravário) partiram com três alunas do Colégio Dom Bosco para Linchow para realizar trabalho pastoral na missão salesiana existente naquela povoação e liderada por S. Callisto Caravário. No dia seguinte, durante a viagem, foram aprisionados por piratas e ladrões que exigiram o pagamento de um resgate para os deixarem prosseguir. S. Luís Versiglia e s. Calisto Caravário tentaram proteger as jovens que viajavam com eles, para que os malfeitores não se aproveitassem delas. Depois disso os dois santos foram espancados, levados para perto da aldeia de Li-Thau-Tseul e assassinados, corria então o dia de 25 de fevereiro de 1930.

São Luís Versiglia foi canonizado a 1 de outubro de 2000 pelo Papa João Paulo II, conjuntamente com outros 118 mártires chineses.

S. Luís Versiglia rogai por nós!

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III