segunda, 08 outubro 2012 22:13

Catequese Infância

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu” (Mt 19, 14)

Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.

O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.

 

 

Catequese da Infância

Nos primeiros anos de vida, a relação que a criança adquire com Deus depende profundamente do ambiente que a rodeia. Nesta fase etária, a família tem um papel de extrema importância a desempenhar: a sua fé, a firmeza do seu comportamento, a sua vida de oração, na qual a criança deve participar, constituem o terreno em que fica a semente da qual desabrochará mais tarde a sua fé.

As famílias que trazem os seus filhos à catequese começam a entender que o fazem porque DEUS é importante para a sua vida. Daí a importância dos pais, catequistas e pároco, sobretudo como testemunhos de vida, com a oração em comum e a Eucaristia dominical.

O sucesso, a felicidade e o bem-estar das nossas crianças estão intimamente relacionados com tudo isto. Vale sempre a pena o esforço que fazemos pelos nossos filhos!

Com o início da catequese temos a primeira etapa que se denomina:

 

Inserção na Comunidade

É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja. Esta primeira etapa catequética compreende os seguintes anos:



1.º Ano – Jesus gosta de mim

Festa: Acolhimento


2.º Ano – Ensina-nos a rezar

Festa: Pai Nosso


3.º Ano – Em Ti, vivemos

Festa: Palavra



À segunda etapa damos o nome de:

A Vida da Fé


Esta etapa é dedicada à primeira síntese da Fé cristã. Ser Cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária. Esta segunda etapa catequética compreende os seguintes anos:


4.º Ano – Ao encontro … de Jesus

Festa: Eucaristia (Primeira Comunhão)

5.º Ano – À descoberta … do pai

Festa: Credo


6.º Ano – Na força… do espírito

Festa: (Profissão de) Fé

 

Estas primeiras duas etapas constituem a chamada catequese para a Infância.

Na nossa Paróquia a catequese funciona ao Sábado das 16:00 às 17:00 e ao Domingo das 10h30 às 11h30 seguido pela Eucaristia dominical na Igreja Paroquial Nossa Senhora de Fátima em Almancil.

Ler 6865 vezes Modificado em sexta, 13 julho 2018 16:27
Mais nesta categoria: Grupo Carismático »

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho – Ofício da solenidade. Te Deum. + Missa própria do dia, Glória, sequência, Credo, pf. próprio. L 1 Act 2, 1-11; Sal 103 (104), 1ab e 24ac. 29bc-30. 31 e 34 L 2 1 Cor 12, 3b-7. 12-13 Ev Jo 20, 19-23 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia do Apostolado Organizado dos Leigos. * Aniversário da Ordenação episcopal de D. José Francisco Sanches Alves, Bispo Emérito de Évora (1998). * Na Diocese do Algarve – Ofertório para a Igreja Diocesana. * Na Diocese de Angra – Ofertório para a Acção Católica e Apostolado dos Leigos. * Nas Dioceses de Aveiro, Braga, Lamego, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Viana do Castelo e Vila Real – Ofertório para o Apostolado dos Leigos. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Ofertório para a Formação e Acção Pastoral dos Leigos. * Na Diocese da Guarda – Ofertório para as Obras Diocesanas de Apostolado. * Na Diocese do Porto – Ofertório para a Acção Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Viseu – Ofertório para a Acção Católica. * Na Congregação do Espírito Santo e nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Titular da Congregação. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertório para a Catequese. * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. maio 31
Visitação de Nossa Senhora
Seg. Jun. 01
São Justino

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Ecclesia

Agência ECCLESIA

Agência de Informação
  • «É enorme a nossa alegria de poder celebrar, efetiva e afetivamente na comunidade, a plenitude da Páscoa» – D. José Cordeiro Bragança, 31 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda afirmou hoje que “tem um sabor e um saber renovados” a celebração litúrgica comunitária da Eucaristia com presença de fiéis e “portas […] The post Bragança-Miranda: Bispo destaca «sabor e saber renovados» da celebração comunitária da Eucaristia «com as portas abertas» appeared first on Agência ECCLESIA.

  • Padre Álvaro Lago realçou importância da trilogia «Deus, os jovens e as artes» Lisboa, 31 mai 2020 (ECCLESIA) – A Pastoral Juvenil Salesiana de Portugal anunciou hoje os vencedores do ‘Festival clip D. Bosco 2020’, concurso de curtas-metragens e fotografia para jovens residentes em Portugal e Cabo Verde, este ano numa edição especial realizada online. […] The post Pastoral Juvenil: Salesianos promoveram «Festival clip D. Bosco» online appeared first on Agência ECCLESIA.

  • D. José Ornelas presidiu à Missa na Sé depois de este sábado ter estado na Igreja do Montijo, na primeira celebração comunitária Setúbal, 31 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou hoje que “é possível celebrar, com alegria, tranquilidade e em segurança” a Eucaristia e disse que “a festa de uns” não pode […] The post Covid-19: «É possível celebrar, com alegria, tranquilidade e em segurança» – Bispo de Setúbal (c/vídeo) appeared first on Agência ECCLESIA.

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
4
Favoritos web
18