segunda, 08 outubro 2012 22:13

Catequese Infância

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu” (Mt 19, 14)

Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.

O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.

 

 

Catequese da Infância

Nos primeiros anos de vida, a relação que a criança adquire com Deus depende profundamente do ambiente que a rodeia. Nesta fase etária, a família tem um papel de extrema importância a desempenhar: a sua fé, a firmeza do seu comportamento, a sua vida de oração, na qual a criança deve participar, constituem o terreno em que fica a semente da qual desabrochará mais tarde a sua fé.

As famílias que trazem os seus filhos à catequese começam a entender que o fazem porque DEUS é importante para a sua vida. Daí a importância dos pais, catequistas e pároco, sobretudo como testemunhos de vida, com a oração em comum e a Eucaristia dominical.

O sucesso, a felicidade e o bem-estar das nossas crianças estão intimamente relacionados com tudo isto. Vale sempre a pena o esforço que fazemos pelos nossos filhos!

Com o início da catequese temos a primeira etapa que se denomina:

 

Inserção na Comunidade

É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja. Esta primeira etapa catequética compreende os seguintes anos:



1.º Ano – Jesus gosta de mim

Festa: Acolhimento


2.º Ano – Ensina-nos a rezar

Festa: Pai Nosso


3.º Ano – Em Ti, vivemos

Festa: Palavra



À segunda etapa damos o nome de:

A Vida da Fé


Esta etapa é dedicada à primeira síntese da Fé cristã. Ser Cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária. Esta segunda etapa catequética compreende os seguintes anos:


4.º Ano – Ao encontro … de Jesus

Festa: Eucaristia (Primeira Comunhão)

5.º Ano – À descoberta … do pai

Festa: Credo


6.º Ano – Na força… do espírito

Festa: (Profissão de) Fé

 

Estas primeiras duas etapas constituem a chamada catequese para a Infância.

Na nossa Paróquia a catequese funciona ao Sábado das 16:00 às 17:00 e ao Domingo das 10h30 às 11h30 seguido pela Eucaristia dominical na Igreja Paroquial Nossa Senhora de Fátima em Almancil.

Ler 7195 vezes Modificado em sexta, 13 julho 2018 16:27
Mais nesta categoria: Grupo Carismático »

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício do domingo (Semana II do Saltério). Te Deum. + Missa própria, Glória Credo, pf. dominical. L 1 Ex 22, 20-26; Sal 17 (18), 2-3. 7. 47 e 51ab L 2 1 Tes 1, 5c-10 Ev Mt 22, 34-40 * Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial. * Na Diocese de Setúbal – Aniversário da Ordenação episcopal e tomada de posse de D. José Ornelas Carvalho (2015). * No Patriarcado de Lisboa – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas do Patriarcado – Ofício e Missa do domingo * Na Congregação das Missionárias de S. Carlos (Scalabrinianas) – Aniversário da fundação da Congregação (1895). * Na Congregação dos Sagrados Corações – Aniversário da Dedicação da igreja própria, em todas as igrejas dedicadas da Congregação – SOLENIDADE * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, Mestre e Pastor da Humanidade – SOLENIDADE * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. Out. 25 @00:00 - 11:00PM
São João Stone
Dom. Out. 25 @00:00 - 11:00PM
Santo António de Sant'Ana Galvão
Dom. Out. 25 @00:00 - 11:00PM
Nª Srª das Vitórias
Dom. Out. 25 @00:00 - 11:00PM
Beata Maria Jesus Masiá Ferragut e Companheiros
Seg. Out. 26
Santo Evaristo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O bispo do Algarve pediu esta manhã aos católicos algarvios que continuem a viver este tempo de pandemia “com responsabilidade” e “com o sentido cívico” que é pedido, “cumprindo tudo aquilo que está determinado”. “Sabemos que os tempos que vivemos não são fáceis. Sabemos que não podemos facilitar, que somos todos corresponsáveis e todos irmãos […] The post Bispo do Algarve pede aos algarvios que continuem a viver este tempo de pandemia “com responsabilidade” first appeared on Diocese do Algarve.

  • A Capelania da Universidade do Algarve (UAlg) dirigiu uma mensagem de abertura do ano académico a toda a comunidade universitária e, particularmente de boas-vindas aos novos alunos, na qual desafia os estudantes serem “instrumento de esperança”. “Numa hora bem delicada em que o homem precisa de acordar para os laços da unidade, como necessária condição […] The post Mensagem de abertura do ano académico do capelão da UAlg desafia estudantes a serem “instrumento de esperança” first appeared on Diocese do Algarve.

  • Realizou-se na manhã de ontem, em Loulé, no Centro Paroquial, a Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico do Algarve. A iniciativa, com cerca de 90 participantes dos núcleos algarvios daquele movimento, teve início com o momento de acolhimento e louvor, seguindo-se a oração da manhã e um tempo de ensinamento levado a cabo pelo assistente […] The post Assembleia do Renovamento Carismático Católico do Algarve realizou-se em Loulé com apelo à fraternidade first appeared on Diocese do Algarve.

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
4
Favoritos web
18