• Roxo – Ofício próprio (Semana I do Saltério). Te Deum. + Missa própria, Credo, pf. I do Advento. Toma-se o Leccionário dominical do Ano B. L 1 Is 63, 16b-17. 19b; 64, 2b-7: Sal 79 (80), 2ac e 3b. 15-16. 18-19 L 2 1 Cor 1, 3-9 Ev Mc 13, 33-37 * As Missas deste Tempo Litúrgico não têm Glória. * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Na Diocese da Angra – Aniversário da tomada de posse e entrada solene de D. João Evangelista Pimentel Lavrador. * Na Arquidiocese de Évora – Ofertório para a Pastoral Diocesana. * Na Companhia das Filhas da Caridade – Aniversário da fundação da Companhia das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

• A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje uma mensagem para o Advento, tempo de preparação para o Natal que se inicia no domingo, pedindo atenção aos pobres e sublinhando o impacto da pandemia. “É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus! Mas é […] The post Conferência Episcopal divulga mensagem de preparação para o Natal, pedindo atenção aos pobres first appeared on Diocese do Algarve.

• O bispo do Algarve lembrou ontem que Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, deu origem a “uma nova corrente de espiritualidade, centrada no amor, cuja fonte é o evangelho que provoca o movimento de renovação espiritual com profunda incidência na vida da Igreja e do mundo”. “Este movimento continua hoje a ser um «fogo» […] The post Bispo do Algarve lembrou a “poderosa revolução silenciosa” de Chiara Lubich, cujo “fogo” continua a contagiar [c/vídeo🎦] first appeared on Diocese do Algarve.

• Acabou por ser o único algarvio a acompanhar a delegação portuguesa que foi a Roma (Itália) receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que foram hoje entregues pelo Papa Francisco no Vaticano. Pedro Filipe Silva, enviado da Rádio Renascença, juntamente com Inês Rocha (jornalista multimédia), disse ao Folha do Domingo ter sido “uma […] The post Jornalista algarvio diz que entrega dos símbolos da JMJ foi “momento histórico para Portugal” first appeared on Diocese do Algarve.