Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Clemente de Dunblanne

Quinta-feira, 19 Março 2037por Visualizações : 4035

19Mar Clemente de DunblannePensa-se que Clemente de Dunblane terá nascido na Escócia, contudo a data é desconhecida. Veio a falecer em 1258 em Dunblane (Escócia). Não há informações fidedignas sobre as origens ou família de Clemente de Dunblane. Sabe-se que Clemente de Dunblane foi admitido na Ordem dos Pregadores (dominicanos) em Paris no ano de 1219. Embora não esteja confirmado, considera-se que Clemente de Dunblane foi ordenado sacerdote em 1221.
Clemente de Dunblane foi reconhecido mais tarde pela sua capacidade de compreender e falar idiomas.
Clemente de Dunblane foi sagrado bispo a 4 de setembro de 1233 por William de Malveisin, bispo de St. Andrews. O bispo Clemente ficou à frente da pequena diocese de Dunblane. A sua posição como bispo de Dunblane proporcionou-lhe a oportunidade de participar de vários assuntos nacionais e internacionais. Participou em 1241, no capítulo geral da Ordem cisterciense. Em 1249, Clemente de Dunblane fez parte do movimento para a canonização da rainha Margarida da Escócia (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/11/17/36710/-/santa-margarida-da-esc%C3%B3cia.html), um dos antepassados dos reis escoceses do seu tempo. Clemente de Dunblane foi encarregado de investigar a sua santidade e no ano seguinte a rainha foi canonizada. Em 1247, o Papa Inocêncio IV concedeu a Clemente de Dunblane a nomeação de cobrador de impostos papal. Clemente foi encarregado de coletar uma vigésima parte de todas as receitas da igreja no Reino da Escócia a fim de financiar uma nova cruzada. A nomeação de Clemente de Dunblane faz parte da iniciativa de angariação de fundos realizada pela hierarquia eclesiástica em toda a cristandade ocidental.
Clemente de Dunblane faleceu no ano de 1258. Depois da sua morte Walter Bower, escreveu: “Clemente, bispo de Dunblane, morreu; aquele extraordinário membro da Ordem dos Pregadores, um homem eloquente na tradução de várias línguas, poderoso no discurso e na ação aos olhos de Deus e dos homens. Ele achou a igreja da catedral de sua diocese reduzida, através do descuido de seus predecessores, a um declínio em que os escritórios divinos eram celebrados apenas três vezes por semana, como se fosse uma capela rural. Ele reconstruiu-o para ser um santuário sagrado, enriquecido com terras e bens e aumentou seu prestígio, adicionando vantagens e canhonarias”.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo – Ofício próprio (Semana I do Saltério). Te Deum. † Missa própria, Credo, pf. I do Advento. Toma-se o Lecionário dominical do Ano C. L 1 Jr 33, 14, 16; Sl 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14 L 2 1Ts 3, 12 – 4, 2 Ev Lc 21, 25-28. 34-36 * As Missas deste Tempo Litúrgico não têm Glória. * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Na Arquidiocese de Évora – Ofertório para a Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Vila Real – Assembleia sacerdotal e sufrágio pelos bispos e presbíteros falecidos. * II Vésp. do domingo – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18