Santa Margarida da Escócia

Sábado, 17 Novembro 2018por Visualizações : 2478

17 11 Santa Margarida da Escócia

Margarida da Escócia ou Margarida de Wessex nasceu por volta do ano 1045 na Hungria e faleceu a 16 de Novembro de 1093 no Castelo de Edimburgo, na Escócia.

Era filha de Eduardo, o Exilado, herdeiro da Inglaterra e de Ágata. A sua ascendência era nobre e Santa Margarida da Escócia era neta do Rei Edmundo da Escócia. Do lado materno, Santa Margarida era parente de Gisela, mulher de Santo Estêvão da Hungria ou do Imperador Henrique II.

A tradição diz que seu pai e seu tio Edmundo foram para a Hungria por segurança, durante o reinado de Canuto II da Dinamarca, mas não se encontram registros na Hungria. Margarida voltou por volta de 1057 à corte de Eduardo o Confessor. Dez anos depois, após a batalha de Hastings, fugiu com o irmão.

Com a morte do pai, com a conquista da Inglaterra pelos normandos, sua mãe Ágata resolveu voltar ao continente mas uma tempestade jogou o seu navio na Escócia, onde foram acolhidos por Malcolm III que decidiu casar com Margarida. Santa Margarida desejava ser freira, mas o casamento deve ter acontecido entre 1067 e 1070.

Foi rainha devota e muito amada pelo povo pois mudou os modos da corte e seus padrões de comportamento. Os magnatas foram proibidos de embebedar-se e ela usou o dinheiro do reino para ajudar os pobres, alimentá-los, dar-lhes abrigo. Encorajou o comércio exterior e fundou mosteiros e igrejas, incluindo-se a abadia de Dunfermline, construída para abrigar o seu maior tesouro, uma relíquia da verdadeira Cruz. Santa Margarida restaurou a Abadia de Iona, na ilha de Iona (Escócia).

O seu Evangelho ou livro de horas, ricamente adornado com joias, caiu um dia num rio e foi miraculosamente recuperado, estando hoje na Biblioteca Bodleian em Oxford.

Com seu casamento aproximou as igrejas romana e céltica. Reuniu um sínodo que produziu novos regulamentos para o jejum da Páscoa, a comunhão e alguns abusos quanto aos casamentos em graus proibidos.

Anglicizou e refinou a corte e o marido com suas virtudes, modéstia e beleza rara. Paciência e doçura suavizaram os modos do marido - e converter o Rei é converter o Reino. O marido que era analfabeto e bruto foi-se tornando cristão e gracioso e os seus três filhos reinaram a seguir, e neles a mãe inspirara amor a Deus, desprezo das vaidades terrestres e horror do pecado.

Foi canonizada em 1250 ou 1251 pelo Papa Inocêncio IV.

Santa Margarida da Escócia rogai por nós!

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco