Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Nossa Senhora de Guadalupe

Domingo, 12 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1386

12 12 Nossa Senhora Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe é a denominação de uma aparição mariana da Igreja Católica de origem mexicana.

Nossa Senhora apareceu em quatro ocasiões ao índio São João Diogo (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/12/09/44374/-/s-jo%C3%A3o-diogo.html) no monte Tepeyac, e em uma quinta ocasião a Juan Bernardino, tio de S. João Diogo.

A primeira aparição aconteceu na manhã do dia 9 de Dezembro de 1531, quando São João Diogo, teve a visão de uma senhora.

Falando a S. João Diogo, a mulher identificou-se como sendo a Virgem Maria, "mãe do verdadeiro deus" e pediu que uma igreja fosse construída naquele local em sua honra.

Com base nas palavras da senhhora, S. João Diogo procurou o arcebispo da Cidade do México, Frei Juan de Zumárraga, para lhe dizer o que tinha visto e ouvido. O bispo não deu crédito ao que o índio contou, e nesse mesmo dia, São João Diogo voltou a ver a Virgem Maria pela segunda vez (na sua segunda aparição). Nesta segunda aparição a Virgem pediu-lhe para continuar e insistir com o arcebispo.

No domingo, 10 de Dezembro, São João Diogo conversou com o arcebispo pela segunda vez. Este instruiu-o a retornar ao monte Tepeyac e pedir à senhora uma prova de sua identidade.

No mesmo dia (10 de Dezembro), a terceira aparição ocorreu quando S. João Diogo voltava para o Tepeyac e encontrou a Virgem Maria. São João Diogo informou Nossa Senhora do pedido do bispo; e a Virgem disse-lhe que o forneceria no dia seguinte (11 de Dezembro).

No dia 11 de Dezembro o tio de S. João Diogo ficou doente e o índio ficou a tratar dele. Como a condição de Juan Bernardino (tio de S. João Diogo) piorou durante a noite, no dia 12 de Dezembro São João Diogo vai a Tlatelolco procurar um padre para ouvir a confissão de Juan Bernardino e lhe ministrar a unção dos doentes. Para evitar ser atrasado pela Virgem e por sentir vergonha por não ter conseguido vê-la na segunda-feira conforme combinado, São João Diogo escolheu outra rota ao redor da colina, mas a Virgem interceptou-o no caminho e perguntou-lhe para onde ia (quarta aparição); S. João Diogo explicou o que tinha acontecido e a Virgem repreendeu-o, suavemente, por não se ter encontrado com ela.

Nossa Senhora disse depois a S. João Diogo: - "Não estou aqui, [eu] que sou sua mãe?"). Assegurou-lhe depois que o seu tio Juan Bernardino já tinha recuperado e disse-lhe para subir ao monte Tepeyac e colher as flores do seu cume. O monte Tepeyac era uma montanha de solo estéril, principalmente em Dezembro (inverno no hemisfério norte). S. João Diogo seguiu as instruções de Nossa Senhora e encontrou rosas castelhanas, (não originárias do México), florescendo lá.

Quando o índio voltou, a Virgem organizou as flores na tilma de S. João Diogo, e quando este chegou ao palácio do bispo  Zumárraga e abriu o manto, as flores caíram no chão, e no tecido podia ver-se a imagem da Virgem de Guadalupe como pode ser vista hoje na Basílica.

No dia seguinte a última aparição, a 13 de dezembro, S. João Diogo encontrou o seu tio totalmente recuperado, como a Virgem lhe confirmara, e Juan Bernardino disse-lhe que  também tinha visto Nossa Senhora, ao lado de sua cama (na quinta aparição); e que ela o instruiu a informar o bispo sobre a sua aparição e de sua cura milagrosa; e que ela havia dito a ele que desejava ser chamada sob o título de Guadalupe.

 

Nossa Senhora de Guadalupe rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. João I, papa e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L1: At 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev: Jo 15, 1-8 * Na Ordem Agostiniana – B. Guilherme de Tolosa, presbítero – MF * Na Ordem Franciscana – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – FESTA * Na Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – S. Rafaela Maria, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – B. Gerardo Mecatti de Villamagna, religioso – MO * Na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição – S. Estanislau Papczynski, Fundador da Congregação – SOLENIDADE. * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Deis – B. Guadalupe Ortiz de Landázuri – MF * Na Congregação Salesiana – S. Leonardo Murialdo, presbítero – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18