Mês anterior Dia anterior Dia seguinte

Nossa Senhora de Guadalupe

Sábado, 12 Dezembro 2020por Visualizações : 2147

12 12 Nossa Senhora Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe é a denominação de uma aparição mariana da Igreja Católica de origem mexicana.

Nossa Senhora apareceu em quatro ocasiões ao índio São João Diogo (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/12/09/44374/-/s-jo%C3%A3o-diogo.html) no monte Tepeyac, e em uma quinta ocasião a Juan Bernardino, tio de S. João Diogo.

A primeira aparição aconteceu na manhã do dia 9 de Dezembro de 1531, quando São João Diogo, teve a visão de uma senhora.

Falando a S. João Diogo, a mulher identificou-se como sendo a Virgem Maria, "mãe do verdadeiro deus" e pediu que uma igreja fosse construída naquele local em sua honra.

Com base nas palavras da senhhora, S. João Diogo procurou o arcebispo da Cidade do México, Frei Juan de Zumárraga, para lhe dizer o que tinha visto e ouvido. O bispo não deu crédito ao que o índio contou, e nesse mesmo dia, São João Diogo voltou a ver a Virgem Maria pela segunda vez (na sua segunda aparição). Nesta segunda aparição a Virgem pediu-lhe para continuar e insistir com o arcebispo.

No domingo, 10 de Dezembro, São João Diogo conversou com o arcebispo pela segunda vez. Este instruiu-o a retornar ao monte Tepeyac e pedir à senhora uma prova de sua identidade.

No mesmo dia (10 de Dezembro), a terceira aparição ocorreu quando S. João Diogo voltava para o Tepeyac e encontrou a Virgem Maria. São João Diogo informou Nossa Senhora do pedido do bispo; e a Virgem disse-lhe que o forneceria no dia seguinte (11 de Dezembro).

No dia 11 de Dezembro o tio de S. João Diogo ficou doente e o índio ficou a tratar dele. Como a condição de Juan Bernardino (tio de S. João Diogo) piorou durante a noite, no dia 12 de Dezembro São João Diogo vai a Tlatelolco procurar um padre para ouvir a confissão de Juan Bernardino e lhe ministrar a unção dos doentes. Para evitar ser atrasado pela Virgem e por sentir vergonha por não ter conseguido vê-la na segunda-feira conforme combinado, São João Diogo escolheu outra rota ao redor da colina, mas a Virgem interceptou-o no caminho e perguntou-lhe para onde ia (quarta aparição); S. João Diogo explicou o que tinha acontecido e a Virgem repreendeu-o, suavemente, por não se ter encontrado com ela.

Nossa Senhora disse depois a S. João Diogo: - "Não estou aqui, [eu] que sou sua mãe?"). Assegurou-lhe depois que o seu tio Juan Bernardino já tinha recuperado e disse-lhe para subir ao monte Tepeyac e colher as flores do seu cume. O monte Tepeyac era uma montanha de solo estéril, principalmente em Dezembro (inverno no hemisfério norte). S. João Diogo seguiu as instruções de Nossa Senhora e encontrou rosas castelhanas, (não originárias do México), florescendo lá.

Quando o índio voltou, a Virgem organizou as flores na tilma de S. João Diogo, e quando este chegou ao palácio do bispo  Zumárraga e abriu o manto, as flores caíram no chão, e no tecido podia ver-se a imagem da Virgem de Guadalupe como pode ser vista hoje na Basílica.

No dia seguinte a última aparição, a 13 de dezembro, S. João Diogo encontrou o seu tio totalmente recuperado, como a Virgem lhe confirmara, e Juan Bernardino disse-lhe que  também tinha visto Nossa Senhora, ao lado de sua cama (na quinta aparição); e que ela o instruiu a informar o bispo sobre a sua aparição e de sua cura milagrosa; e que ela havia dito a ele que desejava ser chamada sob o título de Guadalupe.

Nossa Senhora de Guadalupe rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito