Beatos Vicente Soler e Companheiros

Quarta-feira, 05 Maio 2021por Visualizações : 1665

5 mai b. vicente solerO beato Vicente Soler e seus seis companheiros: Deogracias Palácios, León Inchausti, José Rada, Julián Moreno, Vicente Pinilla e José Ricardo Diez, foram fuzilados, em 1936, pelo simples facto de serem cristãos.
A guerra civil de Espanha provocou perseguições com massacres de milhares de inocentes: civis e religiosos, por divergências de ideais políticos e intolerância à fé.
Nesse período, sete religiosos do Convento agostiniano-recoleto de Motril, Granada, também foram presos e condenados à morte. Todos foram fuzilados. Eram homens simples, provenientes de regiões e famílias de forte tradição cristã, que tinham professado a Regra de Santo Agostinho e se mantinham distantes das discussões políticas, dedicados somente ao ministério sacerdotal, ao confessionário, às penitências, aos pobres e doentes abandonados.
Dos sete freis Agostinianos Recoletos, seis deles já haviam se dedicado por longos anos ao serviço em território de missões nas Ilhas Filipinas, no Brasil, na Argentina e na Venezuela.
O sétimo, frei José Ricardo Diez, era um irmão não sacerdote de 27 anos que havia ingressado na Ordem dois anos antes.
Quando os seis freis missionários regressaram à Espanha, prosseguiram com o seu trabalho na comunidade de Motril. Frei Deogracias Palácios era o prior da comunidade.
No dia 25 de julho de 1936, o convento de Motril foi invadido pelos soldados, que fuzilaram cinco religiosos. Eram eles: Frei Deogracias Palácios, Frei Leon Inchausti, Frei José Rada, Frei Julian Moreno e José Ricardo Díez. Dois padres conseguiram despistar os soldados, eram eles o Beato Vicente Soler e o seu companheiro Vicente Pinilla.
Vicente Pinilla abrigou-se na Igreja do Divino Pastor, mas foi descoberto no dia seguinte (26 de julho) e fuzilado de imediato. Quem o havia acolhido foi o seu pastor, o padre diocesano Manuel Martin Sierra, que também foi assassinado.
O beato Vicente Soler refugiou-se na casa duma família cristã e foi encontrado quarto dias depois a 29 de julho e levado como prisioneiro.
O beato Vicente Soler era um religioso exemplar. Iniciou o ministério sacerdotal nas Filipinas, onde experimentou o rigor da perseguição político-religiosa ficando preso durante dezanove anos. Depois, Vicente Soler passou pelo continente Americano para regressar a Espanha.
Durante seis anos, o Beato Vicente Soler dirigiu a comunidade da Ordem Agostiniana em Andaluzia. Em 1926, foi eleito superior da Ordem. Ao aceitar o cargo, o Beato Vicente Soler consagrou a Ordem a Nossa Senhora. Mas sentindo o avançar da idade, padre Vicente Soler decidiu retirar-se para o Convento da cidade de Motril. Lá o Beato Vicente Soler continuou ativo, renovou a Associação de Santa Rita, fundou o Círculo dos Trabalhadores Católicos e abriu uma escola noturna. A vida e o apostolado de Vicente Soler foram de zelo apostólico e de amor à Virgem, a São José e ao Sagrado Coração de Jesus.
Quando a 29 de julho de 1936 o Beato Vicente Soler foi colocado na prisão, rezava com os prisioneiros, administrava o sacramento da penitência, tendo até mesmo convertido alguns. Por ter sobrevivido à prisão nas Filipinas, Vicente Soler mantinha-se alegre e distraia-os prisioneiros contando factos engraçados da sua vida missionária.
No dia 15 de agosto de 1936, festa da Assunção de Nossa Senhora, todos os prisioneiros foram chamados para a execução. Naquele dia seriam fuzilados apenas dezoito. Ao ver o desespero de um pobre pai de oito filhos, o padre Vicente Soler pediu para substituí-lo. Porém o seu pedido foi negado, porque o seu nome já se encontrava na lista para ser executado. A caridade do Beato Vicente Soler não se limitou a esse gesto heroico. Vicente Soler dava a absolvição àqueles que seguiam para a morte. Também deu a absolvição ao décimo primeiro condenado, antes de ele próprio ser fuzilado. O prisioneiro era um jovem que pertencia à Ação Católica, e, apesar de ter sido atingido com três tiros, fez-se de morto, sobrevivendo à execução. Foi esse jovem que contou todos os detalhes sobre o período na prisão e a morte do padre Vicente Soler.
Os sete religiosos recoletos mártires de Motril, vítimas do ódio à fé, foram beatificados pelo papa João Paulo II no dia 7 de março de 1999.

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena