Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beatos Vicente Soler e Companheiros

Terça-feira, 05 Maio 2020por Visualizações : 1650

5 mai b. vicente solerO beato Vicente Soler e seus seis companheiros: Deogracias Palácios, León Inchausti, José Rada, Julián Moreno, Vicente Pinilla e José Ricardo Diez, foram fuzilados, em 1936, pelo simples facto de serem cristãos.
A guerra civil de Espanha provocou perseguições com massacres de milhares de inocentes: civis e religiosos, por divergências de ideais políticos e intolerância à fé.
Nesse período, sete religiosos do Convento agostiniano-recoleto de Motril, Granada, também foram presos e condenados à morte. Todos foram fuzilados. Eram homens simples, provenientes de regiões e famílias de forte tradição cristã, que tinham professado a Regra de Santo Agostinho e se mantinham distantes das discussões políticas, dedicados somente ao ministério sacerdotal, ao confessionário, às penitências, aos pobres e doentes abandonados.
Dos sete freis Agostinianos Recoletos, seis deles já haviam se dedicado por longos anos ao serviço em território de missões nas Ilhas Filipinas, no Brasil, na Argentina e na Venezuela.
O sétimo, frei José Ricardo Diez, era um irmão não sacerdote de 27 anos que havia ingressado na Ordem dois anos antes.
Quando os seis freis missionários regressaram à Espanha, prosseguiram com o seu trabalho na comunidade de Motril. Frei Deogracias Palácios era o prior da comunidade.
No dia 25 de julho de 1936, o convento de Motril foi invadido pelos soldados, que fuzilaram cinco religiosos. Eram eles: Frei Deogracias Palácios, Frei Leon Inchausti, Frei José Rada, Frei Julian Moreno e José Ricardo Díez. Dois padres conseguiram despistar os soldados, eram eles o Beato Vicente Soler e o seu companheiro Vicente Pinilla.
Vicente Pinilla abrigou-se na Igreja do Divino Pastor, mas foi descoberto no dia seguinte (26 de julho) e fuzilado de imediato. Quem o havia acolhido foi o seu pastor, o padre diocesano Manuel Martin Sierra, que também foi assassinado.
O beato Vicente Soler refugiou-se na casa duma família cristã e foi encontrado quarto dias depois a 29 de julho e levado como prisioneiro.
O beato Vicente Soler era um religioso exemplar. Iniciou o ministério sacerdotal nas Filipinas, onde experimentou o rigor da perseguição político-religiosa ficando preso durante dezanove anos. Depois, Vicente Soler passou pelo continente Americano para regressar a Espanha.
Durante seis anos, o Beato Vicente Soler dirigiu a comunidade da Ordem Agostiniana em Andaluzia. Em 1926, foi eleito superior da Ordem. Ao aceitar o cargo, o Beato Vicente Soler consagrou a Ordem a Nossa Senhora. Mas sentindo o avançar da idade, padre Vicente Soler decidiu retirar-se para o Convento da cidade de Motril. Lá o Beato Vicente Soler continuou ativo, renovou a Associação de Santa Rita, fundou o Círculo dos Trabalhadores Católicos e abriu uma escola noturna. A vida e o apostolado de Vicente Soler foram de zelo apostólico e de amor à Virgem, a São José e ao Sagrado Coração de Jesus.
Quando a 29 de julho de 1936 o Beato Vicente Soler foi colocado na prisão, rezava com os prisioneiros, administrava o sacramento da penitência, tendo até mesmo convertido alguns. Por ter sobrevivido à prisão nas Filipinas, Vicente Soler mantinha-se alegre e distraia-os prisioneiros contando factos engraçados da sua vida missionária.
No dia 15 de agosto de 1936, festa da Assunção de Nossa Senhora, todos os prisioneiros foram chamados para a execução. Naquele dia seriam fuzilados apenas dezoito. Ao ver o desespero de um pobre pai de oito filhos, o padre Vicente Soler pediu para substituí-lo. Porém o seu pedido foi negado, porque o seu nome já se encontrava na lista para ser executado. A caridade do Beato Vicente Soler não se limitou a esse gesto heroico. Vicente Soler dava a absolvição àqueles que seguiam para a morte. Também deu a absolvição ao décimo primeiro condenado, antes de ele próprio ser fuzilado. O prisioneiro era um jovem que pertencia à Ação Católica, e, apesar de ter sido atingido com três tiros, fez-se de morto, sobrevivendo à execução. Foi esse jovem que contou todos os detalhes sobre o período na prisão e a morte do padre Vicente Soler.
Os sete religiosos recoletos mártires de Motril, vítimas do ódio à fé, foram beatificados pelo papa João Paulo II no dia 7 de março de 1999.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Marcos, evangelista – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos apóstolos. L 1 1Pd 5, 5b-14; Sl 88 (89), 2-3. 6-7. 16-17 Ev Mc 16, 15-20 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli – I Vésp. da Virgem santa Maria, Mãe do Bom Conselho.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18