Eglantynne Jebb

17 12 Eglantynne Jebb

Eglantynne Jebb nasceu a 25 de Agosto de 1876 em Ellesmere (Reino Unido) e faleceu a 17 de Dezembro de 1928 em Genebra, Suiça. Era filha Arthur Trevor Jebb e de Eglantynne Louisa Jebb. Tinha duas irmãs Dorothy Frances Jebb Buxton e Louisa Jebb. Eglantynne cresceu na propriedade da família. Os Jebbs eram uma família apta e tinham uma forte consciência social e compromisso com o serviço público. A sua mãe, Eglantyne Louisa Jebb, fundou a Home Arts and Industries Association, para promover artes e ofícios entre jovens em áreas rurais; a sua irmã Louisa ajudaria a encontrar o Exército de Terra das Mulheres na Primeira Guerra Mundial e a sua outra irmã, Dorothy, (casada com o deputado trabalhista Charles Roden Buxton), fez campanha contra a demonização do povo alemão após a guerra. Dorothy trabalhou também como professora no Wellesley College em 1929 ministrando cursos de ensino em literatura inglesa.

Eglantynne Jebb era conhecida como a "Chama Branca" porque a chama de seu amor dedicado por crianças em perigo queimava um calor branco de paixão durante toda a vida.

Eglatynne Jebb teve uma experiência de um ano como professora da Escola do 1.º Ciclo (Escola Primária), na St. Peter's Junior School em Marlborough. Esta experiência convenceu-a de que esta não era sua vocação, embora aumentasse sua consciência das dificuldades e da natureza generalizada da pobreza enfrentada por crianças pequenas.

Eglantynne Jebb mudou-se para Cambridge para cuidar da mãe que se encontrava doente. Ali, envolveu-se na Sociedade de Organização de Caridade, que visava trazer uma abordagem científica moderna para o trabalho de caridade. Isso a levou a realizar um extenso projeto de pesquisa em condições na cidade, e em 1906 publicou um livro baseado na sua pesquisa.

Em 1907, Eglantynne Jebb é nomeada para o Comité de Educação do Cambridge Borough Council.

Em 1913, foi convidada a empreender uma viagem para a Macedônia em nome do Macedonian Relief Fund. Eglantynne Jebb regressou dessa viagem pouco antes do início da Primeira Guerra Mundial e logo foi atraída para um projeto organizado pela sua irmã Dorothy, que revelou que a vida quotidiana nos países inimigos era muito pior do que a propaganda governamental sugeria.

À medida que a guerra chegava ao fim e as economias alemã e austro-húngara chegaram ao colapso, ficou claro para Dorothy e Eglantynne que os filhos desses países sofriam assustadoramente os efeitos da guerra e do bloqueio aliado, que continuou mesmo quando um armistício foi assinado. Um grupo de pressão, o Conselho Fight the Famine, foi criado em 1919 para persuadir o governo britânico a acabar com o bloqueio.

A 15 de Abril de 1919, fundou com a sua irmã Dorothy o Fundo Save the Children, um fundo para arrecadar dinheiro para crianças alemãs e austríacas.

O sucesso inesperado do Fundo levou a que Eglantynne Jebb e a sua irmã tentassem criar um movimento internacional para crianças e assim em 1920 foi fundada em Genebra a União Internacional de Salvaguarda das Crianças (Union International de Secours à l'Enfant com o British Save the Children Fund e a Sueca Rädda Barnen como principais membros.

A Declaração dos Direitos da Criança, ou a Declaração de Genebra como conhecida, foi um documento elaborado por iniciativa de Eglantynne Jebb no qual afirmava: “que devemos reivindicar certos direitos para as crianças”.

Morreu numa casa de repouso em Genebra em 1928.

É recordada pela Igreja de Inglaterra a 17 de Dezembro.

• S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Job 19, 21-27; Sal 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Qui. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Sex. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.