Santa Adelaide

16 12 S. Adelaide

Santa Adelaide é também conhecida como Adelaide de Itália ou Adelaide de Borgonha nasceu no ano de 931 na Borgonha (França) e faleceu a 16 de Dezembro de 999 em Selz, Alsácia (França).

Santa Adelaide era filha de Rodolfo II da Borgonha e de Berta da Suábia. Ficou órfã de pai aos 6 anos. A corte organizou o seu casamento com o rei Lotário II de Itália, com o qual Santa Adelaide casou aos 15 anos e enviuvou três anos mais tarde, quando o rei Lotário II morreu defendendo o trono de Itália, contra o rei Berengário.

Santa Adelaide foi presa devido a interesses políticos, pelo rei Berengário e pela sua mulher Wila.

Com a ajuda do piedoso capelão Martinho, Santa Adelaide consegue escapar e, escoltada pelo marquês, refugia-se no castelo do Duque de Canossa, Alberto Uzzo.

O imperador Otão I (segundo algumas fontes será Oto I), o homem mais poderoso daquele tempo invadiu a Itália e afugentou Berengário. Santa Adelaide casou-se com o imperador no dia de Natal de 951, resultando daí uma união feliz.

Otão I faleceu e Santa Adelaide, viu-se viúva pela segunda vez. Santa Adelaide tornou-se então regente do filho Otão II (Oto II) até à maioridade deste.

Otão II aceitava os conselhos da mãe governando com ponderação até que em 971 se casou com a princesa grega Teofânia Escleraina. Como não gostava da influência da sogra sobre o marido, Teofânia conseguiu fazer com que Otão II

brigasse com a mãe por causa dos gastos com suas obras de caridade e as doações que fazia aos conventos e igrejas. Por isso exigiu que Adelaide deixasse o reino.

Escorraçada, Santa Adelaide procurou abrigo em Roma, junto do papa. Depois, passou um período em França, na Corte do seu irmão, rei da Borgonha. Mas a dor da ingratidão filial a perseguia. Santa Adelaide viu, também, que Otão II reinava com injustiça, dentro do luxo, da discórdia e da leviandade, devido à má influência de Teofânia. Nessa época, foi seu diretor espiritual o abade Odilo, de Cluny. Ao mesmo tempo, o abade passou a orientar Otão II. Após dois anos de separação, arrependido, Otão II convidou Santa Adelaide a visitá-lo e pediu o seu perdão. Santa Adelaide reconciliou com filho e a paz voltou ao reino. Entretanto o imperador morreria poucos anos depois.

Como o neto de Santa Adelaide, Otão III (Oto III), não tinha idade para assumir o trono, Teofânia ficou como sua regente. Teofânia pretendia matar a sogra, mas foi assassinada antes, (quatro semanas depois de assumir o governo). Santa Adelaide tornou-se então a imperatriz regente da Alemanha.

Santa Adelaide administrou com justiça, solidariedade e piedade. Trouxe para a Corte as duas filhas de sua maior inimiga e educou-as com carinho e proteção. O seu reinado foi de obrigações políticas e religiosas muito equilibradas, distribuindo felicidade e prosperidade para o povo e paz para toda a nação.

Nos últimos anos de vida, Adelaide foi para o Convento beneditino de Selz, na Alsácia, que ela fundara, em Estrasburgo. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.

Foi canonizada em 1097.

• S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Job 19, 21-27; Sal 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Qui. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Sex. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.