Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Adelaide

Domingo, 16 Dezembro 2018por Visualizações : 2120

16 12 S. Adelaide

Santa Adelaide é também conhecida como Adelaide de Itália ou Adelaide de Borgonha nasceu no ano de 931 na Borgonha (França) e faleceu a 16 de Dezembro de 999 em Selz, Alsácia (França).

Santa Adelaide era filha de Rodolfo II da Borgonha e de Berta da Suábia. Ficou órfã de pai aos 6 anos. A corte organizou o seu casamento com o rei Lotário II de Itália, com o qual Santa Adelaide casou aos 15 anos e enviuvou três anos mais tarde, quando o rei Lotário II morreu defendendo o trono de Itália, contra o rei Berengário.

Santa Adelaide foi presa devido a interesses políticos, pelo rei Berengário e pela sua mulher Wila.

Com a ajuda do piedoso capelão Martinho, Santa Adelaide consegue escapar e, escoltada pelo marquês, refugia-se no castelo do Duque de Canossa, Alberto Uzzo.

O imperador Otão I (segundo algumas fontes será Oto I), o homem mais poderoso daquele tempo invadiu a Itália e afugentou Berengário. Santa Adelaide casou-se com o imperador no dia de Natal de 951, resultando daí uma união feliz.  

Otão I faleceu e Santa Adelaide, viu-se viúva pela segunda vez. Santa Adelaide tornou-se então regente do filho Otão II (Oto II) até à maioridade deste.

Otão II aceitava os conselhos da mãe governando com ponderação até que em 971 se casou com a princesa grega Teofânia Escleraina. Como não gostava da influência da sogra sobre o marido, Teofânia conseguiu fazer com que Otão II

brigasse com a mãe por causa dos gastos com suas obras de caridade e as doações que fazia aos conventos e igrejas. Por isso exigiu que Adelaide deixasse o reino. 

Escorraçada, Santa Adelaide procurou abrigo em Roma, junto do papa. Depois, passou um período em França, na Corte do seu irmão, rei da Borgonha. Mas a dor da ingratidão filial a perseguia. Santa Adelaide viu, também, que Otão II reinava com injustiça, dentro do luxo, da discórdia e da leviandade, devido à má influência de Teofânia. Nessa época, foi seu diretor espiritual o abade Odilo, de Cluny. Ao mesmo tempo, o abade passou a orientar Otão II. Após dois anos de separação, arrependido, Otão II convidou Santa Adelaide a visitá-lo e pediu o seu perdão. Santa Adelaide reconciliou com filho e a paz voltou ao reino. Entretanto o imperador morreria poucos anos depois.

Como o neto de Santa Adelaide, Otão III (Oto III), não tinha idade para assumir o trono, Teofânia ficou como sua regente. Teofânia pretendia matar a sogra, mas foi assassinada antes, (quatro semanas depois de assumir o governo). Santa Adelaide tornou-se então a imperatriz regente da Alemanha.

Santa Adelaide administrou com justiça, solidariedade e piedade. Trouxe para a Corte as duas filhas de sua maior inimiga e educou-as com carinho e proteção. O seu reinado foi de obrigações políticas e religiosas muito equilibradas, distribuindo felicidade e prosperidade para o povo e paz para toda a nação. 

Nos últimos anos de vida, Adelaide foi para o Convento beneditino de Selz, na Alsácia, que ela fundara, em Estrasburgo. Morreu ali com oitenta e seis anos de idade, no dia 16 de dezembro de 999.

Foi canonizada em 1097.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18