Miguel Augustin Pro

Sábado, 23 Novembro 2019por Visualizações : 2423

23 11 Miguel Agustin Pro

Miguel Agustin Pro nasceu a 13 de Janeiro de 1891 em Guadalupe (México) e faleceu a 23 de Novembro de 1927 na Cidade do México.

Miguel Agustín Pro Juárez foi um sacerdote católico, membro da Companhia de Jesus, acusado de participar em actos de sabotagem e terrorismo, no contexto do conflito igreja-estado que afetou o México entre 1926 e 1929. Foi condenado à morte, acusado de participação num atentado contra o ex-presidente Álvaro Obregón. Miguel Agustin Pro morreu, sem qualquer julgamento ou evidência, juntamente com seu irmão Humberto Pro Juárez, fuzilado por um pelotão na sede da polícia na Cidade do México.

Depois que o governo do México decidiu regulamentar os artigos 27 e 130 da Constituição Política do país sobre as relações entre o Estado e a Igreja, uma onda de descontentamento e protestos espalharam-se por todo o país. Como resultado, foram criadas a Liga Nacional para a Defesa da Liberdade Religiosa e outras organizações de leigos, sacerdotes religiosos e católicos no México.

O padre Pro ofereceu seus serviços como conselheiro espiritual e sacerdote a várias dessas organizações durante esse período. Rapidamente tornou-se popular entre os católicos mexicanos e, portanto, foi visto com suspeita pelas autoridades que se ressentiam de sua vontade de desafiar, muitas vezes, as restrições impostas pela nova legislação.

Por essa razão, Miguel Agustin Pro foi acusado, juntamente com seu irmão Humberto e outros leigos e religiosos mexicanos, como Concepción Acevedo de la Llata de participar numa vasta conspiração para se opor e derrubar as autoridades do país.

O ministério público construiu um caso fraco que tem sido frequentemente criticado tanto pelo tipo de evidência utilizada quanto pelas acusações contra os irmãos Pro e outros. Sua morte foi decretada sem qualquer julgamento, apenas pela ordem direta de Plutarco Elías Calles ao general Roberto Cruz e apesar de ter obtido uma injunção a seu favor: o atuário não podia apresentar e suspender a suspensão. Foi fuzilado gritando "Viva Cristo Rei!".

A fraqueza das acusações e o carisma de Miguel Agustin Pro logo fez seu caso se tornar não apenas um exemplo dos excessos cometidos pelo governo mexicano na época, mas também para promover sua causa de beatificação.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 25 de Setembro de 1988.

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III