Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Miguel Augustin Pro

Segunda-feira, 23 Novembro 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1170

23 11 Miguel Agustin Pro

Miguel Agustin Pro nasceu a 13 de Janeiro de 1891 em Guadalupe (México) e faleceu a 23 de Novembro de 1927 na Cidade do México.

Miguel Agustín Pro Juárez foi um sacerdote católico, membro da Companhia de Jesus, acusado de participar em actos de sabotagem e terrorismo, no contexto do conflito igreja-estado que afetou o México entre 1926 e 1929. Foi condenado à morte, acusado de participação num atentado contra o ex-presidente Álvaro Obregón. Miguel Agustin Pro morreu, sem qualquer julgamento ou evidência, juntamente com seu irmão Humberto Pro Juárez, fuzilado por um pelotão na sede da polícia na Cidade do México.

Depois que o governo do México decidiu regulamentar os artigos 27 e 130 da Constituição Política do país sobre as relações entre o Estado e a Igreja, uma onda de descontentamento e protestos espalharam-se por todo o país. Como resultado, foram criadas a Liga Nacional para a Defesa da Liberdade Religiosa e outras organizações de leigos, sacerdotes religiosos e católicos no México.

O padre Pro ofereceu seus serviços como conselheiro espiritual e sacerdote a várias dessas organizações durante esse período. Rapidamente tornou-se popular entre os católicos mexicanos e, portanto, foi visto com suspeita pelas autoridades que se ressentiam de sua vontade de desafiar, muitas vezes, as restrições impostas pela nova legislação.

Por essa razão, Miguel Agustin Pro foi acusado, juntamente com seu irmão Humberto e outros leigos e religiosos mexicanos, como Concepción Acevedo de la Llata de participar numa vasta conspiração para se opor e derrubar as autoridades do país.

O ministério público construiu um caso fraco que tem sido frequentemente criticado tanto pelo tipo de evidência utilizada quanto pelas acusações contra os irmãos Pro e outros. Sua morte foi decretada sem qualquer julgamento, apenas pela ordem direta de Plutarco Elías Calles ao general Roberto Cruz e apesar de ter obtido uma injunção a seu favor: o atuário não podia apresentar e suspender a suspensão. Foi fuzilado gritando "Viva Cristo Rei!".

A fraqueza das acusações e o carisma de Miguel Agustin Pro logo fez seu caso se tornar não apenas um exemplo dos excessos cometidos pelo governo mexicano na época, mas também para promover sua causa de beatificação.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 25 de Setembro de 1988.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Est 4, 17. n. p-r. aa-bb. gg-hh; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8 Ev Mt 7, 7-12 * Na Congregação Salesiana e no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero, mártires – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Aniversário da aprovação do Instituto (1749).

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Fev. 25
Santa Valburga
Qui. Fev. 25
São Calisto Caravário
Qui. Fev. 25
São Luís Versiglia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18