Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato José Allamano

Sexta-feira, 16 Fevereiro 2018por Visualizações : 5199

16Fev B. Jose AllamanoBeato José Allamano nasceu a 21 de janeiro de 1851 em Castelnuovo D'Asti (Itália) e faleceu a 16 de fevereiro de 1926 em Turim (Itália) Era filho de José Allamano y Maria Ana Cafasso. Era o quarto de cinco filhos. O beato José Allamano nasceu numa pequena cidade que se dedicava à agricultura e ao cultivo de vinhedo que cobriam as colinas e campos.
Ficou órfão de pai aos três anos e a sua mãe que era irmã de S. José Cafasso (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/06/23/58275/-/s-jos%C3%A9-cafasso.html) educou os seus cinco filhos daí em diante com a ajuda do irmão.
Enquanto criança o Beato José Allamano foi um ótimo aluno, exemplar e muito aplicado. A família do beato mudou-se para Turim, onde José Allamano iniciou os seus estudos no Oratório de Dom Bosco, sendo o melhor da turma. São João Bosco (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/31/13699/-/s-jo%C3%A3o-bosco.html), descobriu em José Allamano, de apenas 11 anos, excelentes qualidades para torná-lo um membro da Sociedade Salesiana, contudo o jovem ingressa no Seminário Diocesano de Turim. Apesar da constituição física fraca, era espiritualmente forte e dedicou-se com entusiasmo ao estudo e à oração.
Foi ordenado sacerdote a 20 de setembro de 1873 na Catedral de Turim. Em 1878 graduou-se em Teologia pela Faculdade Pontifícia de Teologia, pertencente à Universidade de Turim. Foi imediatamente nomeado confessor do seminário e em 1880 reitor do santuário de Nossa Senhora da Consolata. Durante o período de 46 anos em que foi reitor do santuário, o beato José Alamano dedicou-se à restauração estrutural e espiritual do mesmo e recuperou o convictório eclesiástico para jovens sacerdotes.
Compreendendo claramente que todo o sacerdote é missionário e constatando a abundância de clero nas dioceses do Piemonte, o Padre José Allamano fundou o Instituto Missões Consolata dos padres e irmãos a 29 de janeiro de 1901. De saúde frágil, o beato não podia partir em missão mas apenas dois anos mais tarde, enviava os primeiros quatro missionários (2 padres e 2 irmãos) para as missões do Quénia, país do Sudeste da África.
O trabalho de Evangelização expandia-se e os missionários sentiram a necessidade da presença missionária feminina pedindo ao Fundador que enviasse religiosas para um trabalho complementar. Naquele tempo não era fácil atender a este pedido, uma vez que as congregações femininas de então, não haviam despertado ainda para o carisma missionário além-fronteiras. Diante do impasse, o Pe. José Allamano, deslocou-se a Roma, e expôs a dificuldade ao Papa Pio X que lhe perguntou:
"Por que não funda você mesmo um instituto missionário feminino?"
"Eu não tenho vocação para isto, Santidade".
"Não a tem? Pois bem, eu lha dou. Vá e comece a pensar nisto".
O beato José Allamano tomou aquela ordem como a vontade de Deus e começou a tomar as devidas providências. O novo projeto custou-lhe vários anos de trabalho árduo, muita reflexão, dificuldades e sacrifícios. No ano de 1910 fundou, em Turim, o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata. Com a fundação das Irmãs, o trabalho missionário estendeu-se a outros países africanos: em 1916 na Etiópia; em 1922 na Tanzânia; em 1924 na Somália; em 1925, Moçambique. Em 1946 no Brasil e assim, sucessivamente em outros países da Europa, África, América e Ásia. Dizia que seus missionários eram portadores de esperança: "Esta é realmente obra do Senhor".
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 7 de outubro de 1990.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Ap 15, 1-4; Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 7-8. 9 Ev Lc 21, 12-19 * Na Diocese de Beja – Aniversário da tomada de posse de D. José João dos Santos Marcos. * Na Diocese da Viana do Castelo – Aniversário da tomada de posse de D. João Evangelista Pimentel Lavrador. * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Manifestação da Virgem santa Maria da Medalha Milagrosa – FESTA

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18