segunda, 08 outubro 2012 22:12

Matrimónio

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)

  MATRIMÓNIO

 O que é necessário fazer para celebrar o Sacramento do Matrimónio?

 

Em primeiro lugar, supõe-se que os noivos saibam o que significa e que desejem casar e viver o seu casamento como vivência do Baptismo e de acordo com o que a Igreja propõe.

 1.  Para que tudo corra como os noivos desejam nesse dia único das suas vidas devem marcar em primeiro lugar a celebração na Igreja com a antecedência necessária.

 2.Devem tratar do processo civil na Conservatória do Registo Civil, com a devida antecedência, e informar que se vão casar na Igreja.

 3.  Ao mesmo tempo e com um mínimo de três meses antes, devem dirigir-se à paróquia de residência para iniciar o processo Canónico. Como documentos devem levar a certidão de baptismo e certidão de nascimento. Conforme caso particular podem ser requeridos outros documentos.

 4.  Faz parte do processo canónico também um pequeno diálogo com o pároco ou com outro sacerdote ou diácono.

 5.  Na paróquia onde se realizará o casamento devem fazer chegar a certidão da Conservatória do Registo Civil autorizando o casamento civil, o Certificado que vem da Cúria diocesana do Algarve autorizando o casamento religioso e fotocopias dos documentos de identificação das testemunhas (chamados padrinhos) bem como a sua morada de residência. – As testemunhas têm que ter mais de 18 anos.

 

É conveniente aos noivos preparem-se para o Matrimónio Católico com uma formação específica para este Sacramento. Na Paróquia essa preparação é animada pela Equipa dos CPM – grupo de casais com uma vida de fé comprometida e com preparação adequada quer ao nível da pastoral quer das disciplinas de ciências humanas e realiza-se habitualmente em Loulé no Centro Paroquial.

Ler 9777 vezes Modificado em quinta, 06 junho 2013 11:41

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santos Cosme e Damião, mártires – MF Verde ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 Esd 6, 7-8. 12b. 14-20; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev Lc 8, 19-21 * Na Ordem Franciscana (III Ordem) – S. Elzeário de Sabran e B. Delfina, esposos, da III Ordem – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Bb. Aurélio de Vinalesa e Companheiros, mártires, da I Ordem – MF * Na Congregação das Filhas de São Camilo – B. Luís Tezza, presbítero, Fundador com a S. Josefina Vannini, da Congregação – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – B. Gaspar Stanggassinger, presbítero – MO * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – I Vésp. de S. Vicente de Paulo.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A irmã Isabel Duque vai deixar a comunidade algarvia das Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Paderne e a paróquia local vai despedir-se dela na Eucaristia do próximo domingo, 24 de setembro, na igreja matriz, pelas 10h30. A religiosa trabalhava na paróquia de Paderne há sete anos, tendo estado na fundação da comunidade dominicana […]

  • A paróquia de Martim Longo vai realizar na Eucaristia do próximo domingo, 24 de setembro, uma homenagem póstuma à irmã Emília Rosa Vieira, das Franciscanas Missionárias de Maria, que trabalhou durante vários anos naquela comunidade e na de Porches. A religiosa, falecida em dezembro de 2020, era natural de Ourém, Diocese de Leiria, tendo entrado […]

  • O vicariato da Pedra Mourinha, em Portimão, tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. A entrada e a apresentação do cónego Mário de Sousa, de 52 anos, e do diácono Vítor Sabino, de 72 anos, nomeados este mês pelo bispo do Algarve, teve lugar na igreja local, onde foi celebrada Eucaristia, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18