Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Carlos Steeb

Sábado, 15 Dezembro 2096por Visualizações : 2501

15 12 Beato Carlos Steeb


Beato Carlos Steeb nasceu a 18 de Dezembro de 1773 na antiga cidade alemã de Tubinga e faleceu a 15 de Dezembro de 1856. O seu nome de nascimento era João Henrique Carlos Steeb e nasceu no seio duma família de luteranos convictos e praticantes. O pai era um administrador de empresas, conceituado e muito competente, que geria os bens do duque de Wurttenberg.

A família deu-lhe uma sólida instrução, numa boa e tradicional escola da cidade. Aos dezesseis anos foi para Paris, aprender francês. Após dois anos, seguiu para Verona, onde aprendeu italiano e prática comercial.

Carlos era um rapaz reservado, amadurecido para a idade, que se dedicava totalmente aos estudos e ao trabalho. Era um protestante devoto e praticante como todos na família, mas aos poucos foi apreciando as conversas profundas que mantinha com os sacerdotes e leigos católicos. Aprofundou a doutrina e converteu-se, em Setembro de 1792. Foi ordenado sacerdote quatro anos depois, conta a vontade da sua família que o deserdou. Contudo a morte da sua irmã Guilhermina fez com que todos os bens paternos passassem para Carlos Steeb.

Desde então, dedicou-se com fé inabalável à Virgem Maria, no auxilio aos católicos enfermos vitimados durante a guerra que ocorria naquele tempo. Organizou grupos missionários entre a população, exercícios espirituais para os irmãos leigos e sacerdotes e centros catequizadores. 

Beato Carlos Steeb dedicou a sua vida aliviando o sofrimento dos enfermos, sendo sempre encontrado no hospital, ou no asilo, onde residia com eles. Foi exatamente no Hospital dos Militares que Padre Carlos teve a inspiração para fundar uma Congregação de religiosas, destinadas a servir nos hospitais.

Em 1840, contraiu o tifo. Depois de recuperado, fundou a Congregação das Irmãs da Misericórdia, destinada ao atendimento de qualquer tipo de doenças do corpo ou da alma, em hospitais e casas de saúde. 

A Obra começou com apenas dois quartos, e com o auxílio de Luisa Poloni, depois Irmã Vincenza, de quem Padre Carlos era confessor. Aliás, ele era o confessor de todos os habitantes de Verona, que o amavam como se fosse a "mãe dos doentes". Depois a Congregação espalhou-se por quase toda a Europa, América Latina e África.
Foi beatificado em 1975 pelo Papa Paulo VI.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja – MF S. Gregório VII, papa – MF S. Maria Madalena de Pazzi, virgem – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Tg 5, 13-20; Sl 140 (141), 1-2. 3 e 8 Ev Mc 10, 13-16 * Na Ordem Beneditina – S. Beda Venerável – MO * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Maria Madalena de Pazzi, virgem – FESTA e MO * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – S. Beda Venerável, presbítero e doutor da Igreja – MO * Na Ordem de Malta – S. Madalena Sofia Barat – religiosa e fundadora – MF * Na Congregação das Religiosas de Maria Imaculada – S. Vicenta Maria, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação Salesiana (Mogofores) – Aniversário da Dedicação da igreja da Virgem santa Maria Auxiliadora – SOLENIDADE * I Vésp. da Santíssima Trindade – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. maio 25
Santa Maria Madalena de Pazzi
Sáb. maio 25
Santa Maria Madalena de Pazzi
Sáb. maio 25
São Beda
Sáb. maio 25
São Gregório VII
Sáb. maio 25
São Vicente Maria
Sáb. maio 25
São Vicente Maria
Dom. maio 26
João Calvino
Dom. maio 26
Santa Mariana de Quito
Dom. maio 26
Santa Vicenta Maria
Dom. maio 26
São Filipe Néri

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18