segunda, 08 outubro 2012 22:13

Catequese Infância

Classifique este item
(0 votos)

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu” (Mt 19, 14)

Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.

O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.

Catequese da Infância

Nos primeiros anos de vida, a relação que a criança adquire com Deus depende profundamente do ambiente que a rodeia. Nesta fase etária, a família tem um papel de extrema importância a desempenhar: a sua fé, a firmeza do seu comportamento, a sua vida de oração, na qual a criança deve participar, constituem o terreno em que fica a semente da qual desabrochará mais tarde a sua fé.

As famílias que trazem os seus filhos à catequese começam a entender que o fazem porque DEUS é importante para a sua vida. Daí a importância dos pais, catequistas e pároco, sobretudo como testemunhos de vida, com a oração em comum e a Eucaristia dominical.

O sucesso, a felicidade e o bem-estar das nossas crianças estão intimamente relacionados com tudo isto. Vale sempre a pena o esforço que fazemos pelos nossos filhos!

Com o início da catequese temos a primeira etapa que se denomina:

Inserção na Comunidade

É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja. Esta primeira etapa catequética compreende os seguintes anos:

1.º Ano – Jesus gosta de mim

Festa: Acolhimento

2.º Ano – Ensina-nos a rezar

Festa: Pai Nosso

3.º Ano – Em Ti, vivemos

Festa: Palavra

À segunda etapa damos o nome de:

A Vida da Fé

Esta etapa é dedicada à primeira síntese da Fé cristã. Ser Cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária. Esta segunda etapa catequética compreende os seguintes anos:

4.º Ano – Ao encontro … de Jesus

Festa: Eucaristia (Primeira Comunhão)

5.º Ano – À descoberta … do pai

Festa: Credo

6.º Ano – Na força… do espírito

Festa: (Profissão de) Fé

Estas primeiras duas etapas constituem a chamada catequese para a Infância.

Na nossa Paróquia a catequese funciona ao Sábado das 16:00 às 17:00 e ao Domingo das 10h30 às 11h30 seguido pela Eucaristia dominical na Igreja Paroquial Nossa Senhora de Fátima em Almancil.

Ler 5737 vezes Modificado em sexta, 13 julho 2018 16:27
Mais nesta categoria: Grupo Carismático »