segunda, 08 outubro 2012 22:13

Catequese Infância

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu” (Mt 19, 14)

Sendo a catequese um caminho progressivo de amadurecimento da fé, acompanhando o cristão na marca da sua vida, de modo que este cresça harmoniosamente em todas as dimensões, há na nossa paróquia diversas fases de catequese, atendendo às idades e circunstâncias dos vários sectores a formar e a evangelizar.

O programa de Catequese da Infância e Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: O Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.

 

 

Catequese da Infância

Nos primeiros anos de vida, a relação que a criança adquire com Deus depende profundamente do ambiente que a rodeia. Nesta fase etária, a família tem um papel de extrema importância a desempenhar: a sua fé, a firmeza do seu comportamento, a sua vida de oração, na qual a criança deve participar, constituem o terreno em que fica a semente da qual desabrochará mais tarde a sua fé.

As famílias que trazem os seus filhos à catequese começam a entender que o fazem porque DEUS é importante para a sua vida. Daí a importância dos pais, catequistas e pároco, sobretudo como testemunhos de vida, com a oração em comum e a Eucaristia dominical.

O sucesso, a felicidade e o bem-estar das nossas crianças estão intimamente relacionados com tudo isto. Vale sempre a pena o esforço que fazemos pelos nossos filhos!

Com o início da catequese temos a primeira etapa que se denomina:

 

Inserção na Comunidade

É uma fase de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja. Esta primeira etapa catequética compreende os seguintes anos:



1.º Ano – Jesus gosta de mim

Festa: Acolhimento


2.º Ano – Ensina-nos a rezar

Festa: Pai Nosso


3.º Ano – Em Ti, vivemos

Festa: Palavra



À segunda etapa damos o nome de:

A Vida da Fé


Esta etapa é dedicada à primeira síntese da Fé cristã. Ser Cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária. Esta segunda etapa catequética compreende os seguintes anos:


4.º Ano – Ao encontro … de Jesus

Festa: Eucaristia (Primeira Comunhão)

5.º Ano – À descoberta … do pai

Festa: Credo


6.º Ano – Na força… do espírito

Festa: (Profissão de) Fé

 

Estas primeiras duas etapas constituem a chamada catequese para a Infância.

Na nossa Paróquia a catequese funciona ao Sábado das 16:00 às 17:00 e ao Domingo das 10h30 às 11h30 seguido pela Eucaristia dominical na Igreja Paroquial Nossa Senhora de Fátima em Almancil.

Ler 13003 vezes Modificado em sexta, 13 julho 2018 16:27
Mais nesta categoria: Grupo Carismático »

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • São JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 2Sm 7, 4-5a. 12-14a. 16; Sl 88 (89), 2-3. 4-5. 27 e 29 L 2 Rm 4, 13. 16-18. 22 Ev Mt 1, 16. 18-21. 24a ou Lc 2, 41-51a * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * 11.º aniversário da solene inauguração do Pontificado do Papa Francisco (2013). * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Augusto de Oliveira Azevedo (2016). * Na Ordem Agostiniana – S. José, Protetor da Ordem – SOLENIDADE * Na Congregação das Filhas de São Camilo – S. José, Padroeiro da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Filhas de Nossa Senhora das Dores – S. José, Padroeiro da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Irmãos Maristas, na Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro principal das Congregações – SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro secundário da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro secundário da Congregação – SOLENIDADE * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro do Instituto – SOLENIDADE * Nas Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro principal – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Mar. 19
Clemente de Dunblanne
Ter. Mar. 19
São José
Qua. Mar. 20
Cuteberto

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18