Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Conrado de Placência

Terça-feira, 19 Fevereiro 2086por Visualizações : 2753

19Fev S. Conrado de PlacênciaSão Conrado de Placência, nasceu em Calendasco, Placência (Itália) por volta do ano 1290 e faleceu a 19 de fevereiro de 1351 em Noto (itália). Foi-lhe dado o nome Conrado Confalonieri e pertencia a uma das mais nobres famílias da cidade e casou-se muito jovem com Eufrosina.
São Conrado era homem de muitos bens, dado aos divertimentos e à caça. Certo dia encontrando-se a caçar, o animal que Conrado perseguia escondeu-se entre os arbustos. O nobre mandou então que os seus servos lançassem fogo nos arbustos para obrigar o animal a sair. De repente, levantou-se um forte vento e o que com que o fogo se alastrasse rapidamente, provocando enormes prejuízos aos camponeses da região. O governador de Placência mandou procurar o causador do incêndio e foi detido um mendigo que teria estado próximo ao local do incêndio naquele dia. O mendigo foi então torturado para que confessasse o crime e não aguentando a dor, o pobre homem confessou-se culpado, sendo depois condenado à morte.
O verdadeiro culpado, Conrado de Placência ao saber que um inocente, pagaria por ele, apresentou-se voluntariamente perante o governador, confessando-se culpado e propondo-se a pagar todos os prejuízos. Este gesto fez com que S. Conrado de Placência ficasse sem bens e reduzido à pobreza.
Pobre e em busca de penitência pela sua covardia, São Conrado de Placência e a sua esposa viram a interferência divina no evento e concordaram em se separar. Conrado ingressou na Ordem Terceira de S. Francisco e em 1315, a esposa Eufrosina, inflamada pelo zelo do marido, entrou para o convento franciscano de Santa Clara de Placência.
Mas mesmo sob a túnica franciscana palpitava no coração de S. Conrado o espírito aventureiro, mudando de mosteiro em mosteiro. Por fim estabeleceu-se no ano de 1343 na cidade de Noto, (Siracusa – Sicília) e escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do crucifixo. A fama da santidade de Conrado de Placência foi aumentando e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava. Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de São Conrado. Na gruta São Conrado de Placência viveu por trinta e seis anos, na mais austera e penitente solidão, realizando inúmeros milagres, até a sua morte em 19 de fevereiro de 1351.
Ele morreu rezando, ajoelhado diante de um crucifixo.

 

Curiosidade: Embora tenha o título de santo, S. Conrado de Placência nunca foi formalmente canonizado. Em 1515 o papa Leão X permitiu à cidade de Noto celebrar sua festa. Essa permissão foi mais tarde estendida por Urbano VIII a toda a Ordem de São Francisco.
São Conrado ficou conhecido como “o confessor”, por ter confessado a autoria de um grande incêndio na região em que vivia, livrando um mendigo de ser morto injustamente.

 

São Conrado, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal ou pf. da Ascensão do Senhor. L 1 At 20, 28-38; Sl 67 (68), 29-30. 33-35a. 35b-36c Ev Jo 17, 11b-19 * Na Arquidiocese de Évora – S. Manços, mártir – MO * Na Diocese de Viseu – S. Frei Gil, presbítero – MO * Na Ordem Beneditina – S. Pacómio, abade – MO * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – S. Pacómio, abade – MO * Na Ordem de São Domingos – B. Gil de Vouzela, presbítero – MO * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – S. João Batista de La Salle, presbítero, Fundador da Congregação, Padroeiro de todos os Educadores e Professores Cristãos – SOLENIDADE * Nas Oblatas do Divino Coração – Aniversário da fundação (1926).

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. maio 15
Santa Dymphna
Qua. maio 15
Santo Isidro
Qua. maio 15
São Frei Gil
Qua. maio 15
São Manços
Qua. maio 15
São Pacómio
Qui. maio 16
Santa Gema Galgani
Qui. maio 16
Santo André Bobola
Qui. maio 16
Santos Alípio e Possídio
Qui. maio 16
São Luís Orieone
Qui. maio 16
São Simão Stock

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18