Santa Margarida de Cortona

Quinta-feira, 22 Fevereiro 2085por Visualizações : 2139

22Fev Santa Margarida de CortonaSanta Margarida de Cortona nasceu em 1247 em Laviano (Itália) e faleceu a 22 de fevereiro de 1297 em Cortona (Itália). Era filha de camponeses pobres e ficou órfã de mãe aos 7 anos. Dois anos depois, o seu pai contraiu segundas núpcias com uma mulher de temperamento ácido e colérico, que nutriu desde o começo uma verdadeira antipatia pela enteada.
A perca da mãe em plena infância, aliada à aversão manifestada pela madrasta deixaram Margarida muito vulnerável. Santa Margarida de Cortona tornou-se uma jovem muito bela com uma personalidade viva e graciosa, começou ela a procurar em perigosos divertimentos a felicidade que lhe faltava no lar.
Certo dia, enquanto passeava pelos arredores de sua casa, Santa Margarida deparou-se com o marquês del Monte, senhor de Valiano e da vila de Palazzi, em Montepulciano, o qual, deslumbrado por sua beleza, a incitou a acompanhá-lo, oferecendo-lhe uma vida cheia de deleites, com a promessa de um casamento nunca realizado… Semelhante oferta seduziu a jovem aldeã de 17 anos, que o seguiu o nobre de quem teve um filho.
Um dia, o seu amante, saiu de casa para resolver uma questão com uns proprietários vizinhos, levando o cão que nunca o abandonava. Passados alguns dias, o cão retorna a casa e uivando desesperadamente, lambia a mão da santa e procurava arrastá-la pela saia. Santa Margarida de Cortona decidiu seguir o animal e encontrou o cadáver do marquês já em putrefação. Aí Santa Margarida teve a iluminação do arrependimento. Percebeu a futilidade da vida que vivia e voltou para a casa de seu pai. O seu objetivo era passar o resto de sua vida em penitência.
Com o intuito de mostrar publicamente sua conversão, Margarida foi à missa tendo uma corda amarrada no pescoço. Pediu perdão a todos pelo desrespeito de sua vida passada. Essa atitude, porém, despertou a inveja de sua madrasta. Esta tramou e agiu até conseguir que Margarida fosse expulsa da paróquia. Margarida sofreu bastante por causa disso. Chegou a pensar em voltar à sua vida de riqueza e luxuria. Porém, venceu a tentação e, com firmeza, manteve-se na decisão que tinha tomado.
Margarida procurou então os franciscanos de Cortona e conseguiu ser aceita na Ordem Terceira. Porém, para ser aceita definitivamente, teria que enfrentar três anos de provações. Passados os três anos de penitência, onde Santa Margarida de Cortona infligiu a si própria as mais severas penitências, em 1277 passou a viver em pobreza como Irmã da Ordem Terceira Franciscana em Cortona, e deixou seu filho entregue aos cuidados de outros franciscanos, em Arezzo.
Em 1278 criou a Confraria de Santa Maria da Misericórdia, uma espécie de hospital onde as mulheres, religiosas ou leigas, podiam assistir e cuidar de doentes, pobres e sem abrigo.
Santa Margarida de Cortona, foi agraciada com várias experiências religiosas e místicas, presenciadas e confirmadas por seus diretores espirituais franciscanos. Entre essas experiências, há relatos de visões, revelações, visitas do anjo da guarda e até mesmo aparições de Jesus Cristo, com quem ela conversava frequentemente nos momentos de orações contemplativas.
Foi canonizada pelo Papa Bento XIII a 16 de maio de 1728.
É protetora dos órfãos, mães solteiras, prostitutas, e dos sem abrigo.

Santa Margarida de Cortona rogai por nós!

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena