Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Patrocínio da Beata Virgem Maria sobre toda a família dominicana

Segunda-feira, 08 Maio 2079por Visualizações : 2359

Desde a sua criação, a história da Ordem dos Pregadores tem sido associada com o reconhecimento da figura de Maria como modelo de vida cristã, protetora e intercessora permanente, como expresso nos documentos que tratam das origens e primórdios da comunidade fundada por São Domingo de Gusmão (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/08/15675/-/s%C3%A3o-domingos-de-gusm%C3%A3o.html).

Os dominicanos afirmam: “Temos muitas razões para pensar que a Virgem Maria é a Patrona especial de nossa Ordem, confiando em eventos que ocorreram nos primeiros dias da Ordem. A Virgem disse: "Esta Ordem está sob minha tutela". Ela é a mãe especial da Ordem dos Pregadores fundada para louvar, abençoar e pregar seu Filho, e por isso ela a guia, promove e defende.”

Na liturgia da Ordem, é tradição completar a oração das completas com uma procissão mariana. Gerardo de Frachet, um dos cronistas mais proeminentes dos primórdios da Ordem, que tinha começado a sua escrita sob o tema "Como Nossa Senhora obtidos a partir de seu Filho da Ordem dos Pregadores" (De Frachet, 1987), mais tarde recolhe-se e desenvolve 22 narrações sobre "Como Nossa Senhora ama e protege a Ordem com singular afeto" (De Frachet, 1987). Esta experiência comunitária dos primórdios dominicanos deu origem à festa do Patrocínio da Virgem Maria na Ordem.

A devoção à Virgem Maria não tem sido apenas uma experiência pessoal, espontânea e livre de alguns frades nas origens ou em algumas épocas e lugares, nem deixada à subjetividade ou inspiração individual. É também um fato canônico e legalmente afirmado, recomendado, promovido e cuidado.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Rita de Cássia, religiosa – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Tg 4, 13-17; Sl 48 (49), 2-3. 6-7. 8-10. 11 Ev Mc 9, 38-40 * Na Diocese de Angra – B. João Batista Machado, presbítero e mártir, Padroeiro principal – SOLENIDADE * Na Arquidiocese de Évora – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Arquidiocese – FESTA * Na Diocese de Bragança-Miranda – Aniversário da criação da Diocese (1545); Comemoração dos Pastores e benfeitores defuntos. * Na Diocese de Leiria-Fátima – Aniversário da criação da Diocese (1545). * Na Ordem Agostiniana – S. Rita de Cássia, religiosa – FESTA * Na Ordem Carmelita, na Ordem dos Carmelitas Descalços e na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. Joaquina de Vedruna, religiosa, Fundadora das Carmelitas da Caridade – MF, MF e MO * Na Companhia de Jesus – B. João Batista Machado, presbítero e mártir – MF * Na Ordem de São Domingos (Porto) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Cristo-Rei.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. maio 22
Beato João Baptista Machado
Qua. maio 22
Santa Joaquina de Vedruna
Qua. maio 22
Santa Júlia
Qua. maio 22
Santa Quitéria
Qua. maio 22
Santa Rita de Cássia
Qui. maio 23
Santa Joana Antida Thouret

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18