Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Catarina Tekakwitha

Quarta-feira, 17 Abril 2024por Visualizações : 1592

Santa Catarina Tekakwitha nasceu no ano de 1656 em Ossemon, perto de Port Orange, atual Albany e faleceu a 18 de abril de 1680 em Kahnawake (Canadá). Era filha de pai iroquês pagão e de mãe algonquina cristã. Tendo ficado órfã muito cedo, Santa Catarina Tekakwitha conseguiu sobreviver a uma epidemia de varíola com grave diminuição da visão e com o rosto desfigurado; foi então recolhida por um tio, chefe da aldeia, ajudando doravante a sua esposa no cuidado da casa.

O nome de Tekakwitha, que lhe foi dado nos anos de infância, significa "a que coloca as coisas em ordem", ou, com referência à enfermidade da visão, "a que avança e põe algo diante". 
Crescida na inocência, rejeitou propostas de matrimónio e em 1675 entrou em contacto com os missionários católicos do Canadá, recebendo o batismo a 18 de abril de 1676, dia de Páscoa, das mãos do Pe. Jacques de Lamberville, que lhe impôs o nome de Kateri (Catarina). Ameaçada pelo tio pagão, Santa Catarina Tekakwitha fugiu em busca de refúgio na missão de S. Francisco Xavier, em Sault, perto de Montreal, onde recebeu a eucaristia e deu exemplo de extraordinária piedade, mas com grande discrição.
Santa Catarina Tekakwitha afastava-se por longo tempo na floresta onde, junto à cruz por ela traçada na casca de uma árvore, ficava por muito tempo em oração, sem, porém, descuidar das funções religiosas, do serviço da comunidade e da família que a hospedava. Passou por provas terríveis.

A 25 de março de 1679 Santa Catarina Tekakwitha fez voto perpétuo de castidade.

Faleceu a 17 de abril de 1680.

Foi canonizada pelo Papa Bento XVI no ano de 2012.

 

Santa Catarina Tekakwitha rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal ou pf. da Ascensão do Senhor. L 1 At 25, 13b-21; Sl 102 (103), 1-2. 11-12. 19-20ab Ev Jo 21, 15-19 * Na Ordem Franciscana – S. Pascoal Bailão, religioso, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Pascoal Bailão, religioso, da I Ordem – MF * Na Congregação das Beneditinas da Rainha dos apóstolos – I Vésp. de Nossa Senhora, Rainha dos apóstolos. * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – I Vésp. de Nossa Senhora, Rainha dos apóstolos. * Na Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – I Vésp. de S. Rafaela Maria. * Na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição – I Vésperas de S. Estanislau Papczynski.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. maio 17
Santa Júnia
Sex. maio 17
São Pascoal Bailão
Sáb. maio 18
Beato Estanislau Papczynski
Sáb. maio 18
Beato Guilherme de Tolosa
Sáb. maio 18
São Félix de Cantalício
Sáb. maio 18
São João I
Sáb. maio 18
São Leonardo Murialdo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O presidente da Cáritas Diocesana do Algarve disse ontem no Encontro dos Centros Sociais Paroquiais e Misericórdias da diocese que a situação da pobreza na região “é uma realidade estrutural”, com “índices acima da média nacional” e “muito ligada à dependência de um monosetor económico: a hotelaria e a restauração”. Na iniciativa, realizada através do […]

  • A primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC) que vai decorrer, entre 25 e 26 deste mês, em Roma com o Papa Francisco vai contar com a participação de algarvios. Da comunidade de São Paulo, no Patacão, pertencente à paróquia de São Pedro de Faro, seguirá um grupo de 16 crianças dos 10 aos 12 anos, […]

  • A paróquia de Alvor vai celebrar no próximo domingo, 19 de maio, os 50 anos da dedicação da igreja de Santo André, da comunidade da Penina. As comemorações têm início pelas 12h com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Peter Stilwell, familiar do impulsionador da construção daquela igreja, John Benedict Stilwell, falecido em 2018. […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18