Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Anunciação do Senhor

Segunda-feira, 25 Março 2024 12:00 - 11:00
por Visualizações : 2079

25Mar Anunciacao do SenhorCelebramos hoje a Anunciação do Senhor Jesus Cristo. Esta Solenidade é uma das mais importantes de todo o ano litúrgico. Celebra-se no dia 25 de março, exatamente 9 meses antes do Natal do Senhor (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/12/25/46533/-/natal-do-senhor.html). Não podemos deixar de notar algo muito interessante: a Anunciação, uma data fixa, ocorre sempre dentro do Ciclo da Páscoa, devido ao cálculo da data pascal e das suas celebrações satélites (Tempo da Quaresma, por exemplo). Por conta da mobilidade da Páscoa e, consequentemente, das semanas da Quaresma, a Anunciação ocorre, a cada ano, numa semana quaresmal diferente. Em certos anos, chega mesmo a ocorrer durante a semana santa. Sempre que a Anunciação ocorrer na semana santa, a Solenidade da Anunciação do Senhor é obrigatoriamente, movida para a segunda-feira da 2ª Semana da Páscoa, para não substituir nenhuma comemoração ligada à Páscoa (Semana Santa, Tríduo Pascal e Oitavas da Páscoa). Quando ocorrer numa das semanas da Quaresma, ela substitui a liturgia do dia normalmente e os requisitos litúrgicos (cor e entoação do Hino de Louvor). Se ocorre num domingo da Quaresma, é transferida para a segunda-feira após o referido domingo.

Nesta data, a Igreja celebra o anúncio do Arcanjo São Gabriel a Maria. São Gabriel revela a Maria que esta será mãe do Filho de Deus, e a sua encarnação dar-se-á pela força do Espírito Santo, sem a ocorrência de uma relação.

Maria, mesmo não compreendendo a profundidade do mistério, declara-se totalmente voltada para cumprir a vontade do Senhor. Maria, uma jovem simples, noiva de José, perturbou-se ao receber do anjo o aviso que fora escolhida para dar a luz ao Filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus, e que Ele (Jesus) era enviado para salvar a Humanidade.

Com o seu sim Maria aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos, e os sacrifícios que a ela estavam ligados.

Declarou-se pronta a cumprir a vontade de Deus em tudo, como sua serva.

Por isso a data de hoje marca e festeja este evento que se trata de um dos mistérios mais sublimes e importantes da História do homem na Terra: a chegada do Messias, profetizada séculos antes, diversas vezes.

Diante da grandeza do mistério da encarnação divina, a nossa reação é de admiração e fé. 
Deus que, no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitir aos homens a Sua palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita Carne. Contudo, o Pai das misericórdias quis que a Incarnação fosse precedida da aceitação por parte daquela que Ele predestinara para Mãe, para que, «assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida» (Lumen Gentium, 56).

Com o sim de Maria o filho de Deus faz-Se Filho do Homem. O Deus Altíssimo torna-Se o «Deus connosco». Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. No entanto, a Incarnação está intimamente unida à Redenção. Por isso, as Leituras (especialmente a segunda) introduzem-nos já no Mistério da Páscoa. Essencialmente festa do Senhor, a Anunciação não pode deixar de ser, ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, uma festa perfeitamente mariana. Na verdade, foi pelo sim de Maria que a Incarnação se realização, a nova Aliança se estabeleceu e a Redenção do mundo pecador ficou assegurada.

Ajoelhemo-nos diante de Deus, do seu mistério e rendamos graças pelo sim de Maria! E com ela, com nossa divina mãe, tenhamos a coragem e a confiança de também nós, dizermos sim ao projeto de Deus.



Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho – Ofício da solenidade. Te Deum. † Missa própria do dia, Glória, sequência, Credo, pf. próprio. L 1 At 2, 1-11; Sl 103 (104), 1ab e 24ac. 29bc-30. 31 e 34 L 2 1Cor 12, 3b-7. 12-13 ou (própria do Ano B): Gl 5, 16-25 Ev Jo 20, 19-23 ou (própria do Ano B): Jo 15, 26-27; 16, 12-15 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia do Apostolado Organizado dos Leigos e do contributo para o mesmo Apostolado (por decisão da Conferência Episcopal). * Na Diocese do Algarve – Ofertório para a Igreja Diocesana. * Na Diocese de Angra – Ofertório para a Ação Católica e Apostolado dos Leigos. * Nas Dioceses de Aveiro, Braga, Lamego, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Viana do Castelo e Vila Real – Ofertório para o Apostolado dos Leigos. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Ofertório para a Formação e Ação Pastoral dos Leigos. * Na Diocese da Guarda – Ofertório para as Obras Diocesanas de Apostolado. * Na Diocese do Porto – Ofertório para a Ação Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Viseu – Ofertório para o Apostolado dos Leigos. * Na Congregação do Espírito Santo e nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Titular da Congregação. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertório para a Catequese. * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom. Amanhã retoma-se a oração O Anjo do Senhor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18