Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Alfredo Delp

Terça-feira, 02 Fevereiro 2021por Visualizações : 5739

2fev Alfredo DelpAlfred Delp, nasceu a 15 de setembro de 1907 em Mannhei, (Alemanha) e faleceu a 2 de fevereiro em Berlim (Alemanha).

Era filho de mãe católica e pai protestante. Foi batizado como católico, mas durante a infância frequentou uma escola luterana e foi confirmado luterano em 1921, então com 4 anos.

Mais tarde e depois de uma azeda discussão com um pastor Luterano, Alfredo Delp pediu e recebeu os sacramentos da Primeira Comunhão e Crisma na Igreja Católica. O seu pároco Católico reconheceu a sua inteligência e paixão pela aprendizagem e conseguiu que se matriculasse na Goetheschule em Dieburg, Alemanha. Possivelmente devido à sua educação num lar religioso misto, Alfredo Delp tornar-se-ia mais tarde um ardente defensor da melhoria de relações entre Católicos e Protestantes.

Depois de terminar os seus estudos secundários, Alfredo Delp entrou para a Companhia de Jesus, no ano de 1926. Depois de fazer estudos filosóficos em Pullach, Alemanha, foi trabalhar como prefeito e professor de desporto no Colégio Stella Matutina em Feldkirch, Áustria, entre 1930 e 1933.

Alfredo Delp viu-se obrigado a regressar à Alemanha no ano de 1933, devido à subida ao poder dos Nazis na Alemanha. Juntamente consigo foi o o diretor do Colégio Stella Matutina, o Padre Otto Faller, sendo dos primeiros a chegar à Floresta Negra, onde os Jesuítas abririam o Colégio de São Brás para cerca de 300 estudantes obrigados a sair da Áustria. Alfredo Delp completou os seus estudos teológicos em Valkenburg, Holanda (1934-1936), e em Frankfurt (1936-1937).

No ano de 1937, Alfredo Delp foi ordenado padre e a partir de 1939, trabalhou no quadro editorial da revista mensal Jesuíta Stimmen der Zeit (Vozes dos Tempos), até ao seu encerramento pelos Nazis em abril de 1941. Passou a ser reitor da Igreja de St. Georg, parte da paróquia de Heilig-Blut no bairro de Bogenhausen, em Munique. Pregou em ambas as igrejas, ao mesmo tempo que ajudou secretamente Judeus a fugir para a Suíça, através da Resistência.

A oposição aberta de padres jesuítas ao regime nazi levou à prisão de vários destes (padres jesuítas) em campos de concentração. O provincial jesuíta de Alfredo Delp, Augustin Rösch, tornou-se ativo na resistência ao nazismo, ao mesmo tempo Rösch introduziu Alfredo Delp no Círculo de Kreisau. Em 1942, Alfredo Delp encontrava-se regularmente com membros do grupo em volta de Helmuth von Moltke para discutir o novo modelo de ordem social a desenvolver na Alemanha depois do derrube do nazismo.

Alfredo Delp foi preso em Munique, em 28 de julho de 1944, na sequência do atentado a Hitler, levado a cabo oito dias antes, apesar de não estar diretamente envolvido na tentativa de golpe militar. Foi transferido para a prisão de Tegel, em Berlim. Na prisão, começou secretamente a rezar missa e a escrever cartas, reflexões sobre o Advento, o Natal e outros temas espirituais, que foram secretamente enviados para fora, antes do seu julgamento.

Em 8 de dezembro de 1944, Alfredo Delp recebeu a visita do Padre Franz von Tattenbach, enviado por Rösch, para fazer os seus votos finais de membro da Companhia de Jesus.

Alfredo Delp foi julgado de 9 a 11 de janeiro de 1945 pelo Tribunal do Povo, e condenado à morte por alta traição, apesar de não ter sido implicado no atentado a Hitler.

Durante a sua prisão final, a Gestapo (polícia secreta do estado) ofereceu a Delp a libertação, desde que abandonasse os jesuítas, o que este recusou. Foi enforcado no dia 2 de fevereiro de 1945, na Prisão de Plötzensee, em Berlim.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 16, 1-10; Sl 99 (100), 2. 3. 5 Ev Jo 15, 18-21 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – Bb. Ângelo Maria (OCar), Lucas de S. José (OCD), presbíteros e companheiros mártires – MO e MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Tomás de Olera, religioso, da I Ordem – MF * Na Companhia de Jesus – S. José Maria Rúbio, presbítero – MF * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18