Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Bento de Urbino

Quinta-feira, 30 Abril 2020por Visualizações : 3199

30Abr B. Bento de UrbinoBeato Bento de Urbino nasceu a 23 de setembro de 1560 em Urbino (Itália) e faleceu a 30 de abril de 1625 em Fossombrone (Itália). Beato Bento de Urbino nasceu no seio de uma família nobre e foi batizado com o nome de Marcos. Ficou órfão aos 10 anos de idade. Profundamente inteligente e com gosto pelo estudo, Beato Bento de Urbino foi enviado, primeiro para Perusa, e depois para Pádua onde se doutorou em Direito aos 22 anos.

Beato Bento de Urbino passou a viver em Roma na corte do Cardeal João Jerónimo Albani, porém devido a questões familiares teve de se afastar.

Aos 23 anos Beato Bento de Urbino pediu para entrar para a Ordem dos Capuchinhos. A sua constituição frágil e delicada criou-lhe grandes obstáculos, que conseguiu vencer graças à sua insistência e devido às suas qualidades morais. Dois anos depois em 1585, foi admitido à profissão na Ordem dos Capuchinhos adotando o nome de Frei Bento de Urbino. Completados os estudos sacerdotais, foi ordenado presbítero (sacerdote). Frei Bento de Urbino dedicou-se com grande fervor de espírito e simplicidade de palavra à pregação, e a todos atraía pela sua modéstia, por uma grande alegria de espírito unida à oração constante, à pobreza e austeridade.

Em 1599 Beato Bento de Urbino foi escolhido para integrar o grupo de capuchinhos enviados à Boémia, situada na Europa Central, sob a direção de São Lourenço de Brindes (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/07/21/78070/-/s%C3%A3o-louren%C3%A7o-de-brindes.html) para aí defender e difundir a fé católica no meio dos Ussitas e Luteranos. Beato Bento de Urbino exerceu, ali, uma qualificada e prodigiosa atividade que teve de interromper por motivos de saúde e pela dificuldade em falar a língua local.

Beato Bento de Urbino regressou então a Itália onde retomou o apostolado, tendo como preferidos os lugares e as pessoas mais humildes e mais pobres. Dedicou-se também à educação da juventude e viveu uma vida de ascese (prática que visa o desenvolvimento espiritual). Beato Bento de Urbino foi depois escolhido Guardião e posteriormente Definidor da sua Província.

Extremamente humilde, Beato Bento de Urbino fugia de tudo aquilo que pudesse trazer-lhe motivo de honra ou de glória. A sua meditação preferida era a Paixão de Jesus. Amava a Virgem Maria com ternura filial, preparando-se sempre para as suas festas com uma novena de orações e de jejum. A sua oração era contínua. Sendo Guardião, jamais dispensou os seus irmãos das duas horas de meditação.

Com paciência e resignação, Beato Bento de Urbino suportou as doenças que martirizavam o seu frágil corpo, ao ponto de ficar reduzido a pele e ossos. Flagelava-se com disciplinas de ferro e levava apertado à cintura o cilício. Era extremamente frugal na sua alimentação, viajava a pé e descalço. Beato Bento de Urbino dormia muito pouco e consagrava horas sem conta à oração, à pregação e ao confessionário.

Beato Bento de Urbino faleceu na tarde do dia 30 de abril de 1625 no Convento de Montesacro em Fossombrone.

Foi beatificado a 15 de janeiro de 1867 pelo Papa Pio IX.



Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal ou pf. da Ascensão do Senhor. L 1 At 25, 13b-21; Sl 102 (103), 1-2. 11-12. 19-20ab Ev Jo 21, 15-19 * Na Ordem Franciscana – S. Pascoal Bailão, religioso, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Pascoal Bailão, religioso, da I Ordem – MF * Na Congregação das Beneditinas da Rainha dos apóstolos – I Vésp. de Nossa Senhora, Rainha dos apóstolos. * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – I Vésp. de Nossa Senhora, Rainha dos apóstolos. * Na Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – I Vésp. de S. Rafaela Maria. * Na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição – I Vésperas de S. Estanislau Papczynski.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. maio 17
Santa Júnia
Sex. maio 17
São Pascoal Bailão
Sáb. maio 18
Beato Estanislau Papczynski
Sáb. maio 18
Beato Guilherme de Tolosa
Sáb. maio 18
São Félix de Cantalício
Sáb. maio 18
São João I
Sáb. maio 18
São Leonardo Murialdo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O presidente da Cáritas Diocesana do Algarve disse ontem no Encontro dos Centros Sociais Paroquiais e Misericórdias da diocese que a situação da pobreza na região “é uma realidade estrutural”, com “índices acima da média nacional” e “muito ligada à dependência de um monosetor económico: a hotelaria e a restauração”. Na iniciativa, realizada através do […]

  • A primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC) que vai decorrer, entre 25 e 26 deste mês, em Roma com o Papa Francisco vai contar com a participação de algarvios. Da comunidade de São Paulo, no Patacão, pertencente à paróquia de São Pedro de Faro, seguirá um grupo de 16 crianças dos 10 aos 12 anos, […]

  • A paróquia de Alvor vai celebrar no próximo domingo, 19 de maio, os 50 anos da dedicação da igreja de Santo André, da comunidade da Penina. As comemorações têm início pelas 12h com a celebração da Eucaristia, presidida pelo padre Peter Stilwell, familiar do impulsionador da construção daquela igreja, John Benedict Stilwell, falecido em 2018. […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18