Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Frutuoso

Sábado, 05 Dezembro 2020por Visualizações : 2928

5 12 S. Frutuoso

Frutuoso de Braga ou Frutuoso de Dume nasceu na região de Bierzo, província de Leão (Espanha), nos primeiros anos do séc. VII e faleceu a 16 de Abril de 665. Era oriundo de uma família real, tudo indica que o seu pai tenha sido duque do exército Visigodo de Hispânia (nome dado pelos romanos à Península Ibérica (atuais Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e uma pequena parte a sul da França). Teve uma irmã, a quem o pai casou com um nobre de nome Visinando.

S. Frutuoso desde muito cedo anseia por renunciar aos bens materiais. Conta-se que quando o pai o levava aos vales da região de Bierzo, para pastar os rebanhos, S. Frutuoso alheio aos trabalhos e às conversas do pai, entrava no seu mundo interior e analisava a altitude daqueles vales, idealizando a construção de um mosteiro nessas propriedades.

Depois da morte dos pais, ganha a liberdade que sempre desejou e parte para Palência, confiando a sua formação espiritual ao bispo Conâncio. Terminada esta com êxito, regressa a Bierzo com dois objetivos que concretiza: doar os seus bens à Igreja e aos pobres e o abraço ao ascetismo anacorético. S. Frutuoso não hesita em refugiar-se nos vales, de preferência em lugares bem isolados, longe de tudo e de todos. A partir daqui a sua vida é somente dedicada a Deus de forma austera e exigente.

Embora longe da sociedade circundante S. Frutuoso não consegue passar despercebido. Entre 639 e 642 funda o mosteiro de Compludo, nas suas propriedades, nos vales de Bierzo. Este foi o primeiro de muitos. Sem dificuldade ocupa o mosteiro com um “exército de monges”.

Mais tarde o seu cunhado Visinando, apela às autoridades civis para que lhe seja entregue o mosteiro, alegando perante o rei, que aquela propriedade era precisa para uso do reino. Com este argumento o monarca acedeu ao pedido, e ordena que seja tirado o mosteiro a Frutuoso.

Quando o santo toma conhecimento deste facto desnudou os altares e vesti-os de cilício, ao mesmo tempo que escrevia uma carta ao seu rival, cujo conteúdo se desconhece, apenas se diz que o confundiu em nome do Senhor. Diz-se, também, que Visinando sofreu uma vingança divina, acabando por morrer cedo e sem descendência. Os seus bens foram herdados por pessoas alheias.

Depois da morte do cunhado, S. Frutuoso continuou à frente do mosteiro de Compludo. S. Frutuoso aspirava uma vida regrada para todos, com o intuito de proporcionar uma vivência espiritual e contemplativa o mais profunda possível, por isso, estabeleceu a observância à Regra e nomeou um abade para o mosteiro, com rigor e disciplina.

O seu dom de santidade começa a expandir-se, levando multidões de pessoas a procurá-lo. Frutuoso sente a sua vida ascética ameaçada e opta, muitas vezes, por refugiar-se em lugares tão isolados, cujo esconderijo não se mostrava aos olhos do homem, nem o acesso lhe abria portas. Era nestes lugares de austeridade que ele multiplicava a oração.

Fundou vários mosteiros, um deles o de S. Salvador de Montélios (atual paróquia de Real, em Braga [Portugal]).

S. Frutuoso rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria ou da memória Missa da féria ou da memória, pf. pascal. S. Pio V, papa – MF L 1 At 14, 19-28; Sl 144 (145), 10-11. 12-13ab. 21 Ev Jo 14, 27-31a * Na Ordem de São Domingos – S. Pio V, papa – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Bento de Urbino, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação da Ordem (1489). * Na Diocese de Beja – I Vésp. de S. José Operário. * Na Diocese do Funchal – I Vésp. de S. Tiago Menor. * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (No Convento da Baixa da Banheira) – I Vésp. de S. José Operário.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V
Qua. maio 01
São José Operário
Qua. maio 01
São Ricardo Pampuri

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18