Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Dedicação da Basília de Latrão

Segunda-feira, 09 Novembro 2020por Visualizações : 5002

09 11 Dedicação da Basílica de LatrãoA Basílica do SS. Salvador ou Basílica de São João de Latrão foi construída por volta de 314 pelo Papa Melquíades, e foi definida Mãe de todas as igrejas da Cidade e do Mundo (Urbe et Orbe).
É na Basílica de São João de Latrão que se encontra a cátedra do Papa, pois sendo o Papa o Bispo de Roma, e a Basílica de São João de Latrão a sua Igreja Catedral, é nesta igreja que se encontra a sua cadeira de pastor e de mestre.
Inicialmente os cristãos não possuíam lugares fixos para a celebração da Eucaristia, realizando-a em suas casas. Com o passar de algum tempo, mesmo na era dos Apóstolos, se tornou imperioso o encontro de algum local comum para as celebrações litúrgicas.
É o símbolo da fé dos cristãos nos primeiros séculos, onde se reuniam para celebrar a Palavra de Deus e os Sagrados Mistérios.
Liturgicamente, que significado pode ter para nós esta celebração?
Celebrar a festa da dedicação da Basílica de São João de Latão também nos possibilita refletir sobre o sentido do templo como organismo vivo do qual os cristãos são pedras vivas.
Quando alguém é batizado, ele é convocado a compor o corpo místico de Cristo e a ser membro de Sua Igreja, cuja cabeça é o próprio Senhor.
Todos nós somos o corpo vivo, o templo vivo e é o Espírito Santo quem nos dá a vida, quem nos une. A Igreja, templo e corpo, formada por todos os batizados é a manifestação visível da presença do Senhor Ressuscitado. Por isso ela celebra os sacramentos, todos decorrentes da Eucaristia, com a qual somos alimentados e nutridos.
Portanto, celebrar a dedicação de um templo é celebrar aquilo que, na verdade ele representa, o Corpo Místico de Cristo.
Se respeitamos o Templo construído de pedras, de tijolos, deveremos respeitar mais ainda o Templo Vivo, representado por cada ser humano que foi batizado. Nele, criado à imagem de Deus, redimido pelo sangue de Jesus, habita o Espírito Santo.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Virgem santa Maria do Rosário de Fátima – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum (Semana III do Saltério). Missa própria, Glória, pf. da Virgem santa Maria. L 1 Ap 11, 19a; 12, 1-6a. 10ab; Sl 44 (45), 11-12. 14-15. 16-17 Ev Lc 11, 27-28 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Aveiro – B. Joana de Portugal, Padroeira principal da Diocese e da Cidade. Na Cidade de Aveiro – SOLENIDADE (transferida). * Na Diocese de Leiria-Fátima (Padroeira principal) – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima – SOLENIDADE * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo e no Instituto Missionário da Consolata – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima, Padroeira principal da Província Portuguesa – FESTA * Na Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima, Titular e Padroeira principal da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima, Titular da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria – Aniversário da fundação do Instituto (1991). * Nas Dioceses de Cabo Verde – Virgem santa Maria do Rosário de Fátima – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. maio 13
Beata Imelda Lambertini
Seg. maio 13
Nossa Senhora de Fátima
Ter. maio 14
São Matias, apóstolo

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18