Colman de Lindisfarne

Colman de Lindisfarne nasceu por volta do ano 605 em Connaught (Irlanda) e faleceu a 18 fevereiro de 675 na abadia de Inishboffin (Irlanda).
Colman era nativo do oeste da Irlanda e recebeu sua educação em Iona (Escócia), provavelmente seria um nobre de Canmaicne. Colman sucedeu Aidan e Finan como bispo de Lindisfarne, tendo sendo nomeado em 661. Colman de Lindisfarne renunciou ao bispado depois do Sínodo de Whitby convocado pelo rei Oswiu de Northumbria decidiu calcular a Páscoa utilizando o método do Primeiro Concílio Ecuménico em vez do método celta preferido por Colman de Lindisfarne.
Entre 665 e 667 fundou várias igrejas na Escócia antes de retornar à Irlanda, instalando-se em Inishboffin em 668 onde fundou um mosteiro.
Faleceu no mosteiro que fundou em Inishboffin a 18 de fevereiro de 675.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Tg 4, 1-10; Sal 54 (55), 7-8. 9-10a. 10b-11ab. 23 Ev Mc 9, 30-37 * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Oração de Jesus Cristo no Horto – MO * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Oração de Jesus Cristo no Horto – MF * Na Congregação Salesiana e no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – SS. Luís Versiglia, bispo, e Calisto Caravário, presbítero, mártires – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – Aniversário da aprovação do Instituto (1749).

Santa Valburga
São Calisto Caravário
São Luís Versiglia

• D. José Traquina apela ao cuidado com a Pastoral dos Batismos Santarém, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Santarém anunciou que as comunidades católicas da diocese vão ajudar a ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019, com os donativos recolhidos durante a próxima Quaresma. “A Renúncia Quaresmal de 2020 […] The post Santarém: Diocese vai ajudar população de Pemba, em Moçambique, atingida pelas cheias de 2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• D. Nuno Brás divulgou a mensagem para a Quaresma, um tempo oportuno para «dar mais intensidade» à vida cristã Funchal, 25 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo do Funchal afirma na mensagem para a Quaresma que a diocese vai colaborar na preparação de um espaço no Centro do Funchal para acolher os sem-abrigo da cidade. […] The post Funchal: Diocese apoia projeto para acolher sem-abrigo no centro da cidade appeared first on Agência ECCLESIA.

• Participantes vão rezar pela defesa e cuidado da vida humana, desde a «gestação até à morte» Ponta Delgada, Açores, 25 fev 2020 (Ecclesia) – Os ranchos de romeiros vão começar a percorrer as estradas da ilha açoriana São Miguel, na madrugada do próximo dia 29, nas romarias quaresmais, com um pedido do bispo diocesano para […] The post Açores/Quaresma: Romeiros de São Miguel saem para a estrada appeared first on Agência ECCLESIA.