Santa Juliana de Nicomedia

16Fev S. Juliana de NicomediaSanta Juliana de Nicomedia terá nascido no ano de 285 em Nicomedia (atual Turquia) e faleceu no ano de 304 ou 305. Juliana era filha duma família ilustre de Nicomedia, o seu pai de nome Africano era pagão (prestava culto a vários deuses) e a sua mãe agnóstica (não acreditava em nenhum Deus). Devido à sua situação familiar, Juliana batizou-se em segredo e entregou-se inteiramente a Cristo.
Santa Juliana de Nicomedia era filha de Africano, homem rude e pagão, e, desde a infância, havia abraçado o cristianismo. Quando soube que o pai a tinha prometido a um jovem nobre chamado Evilásio, não pode deixar de sentir certa repugnância pois Evilásio era também pagão.
Santa Juliana era uma filha obediente e submissa ao seu pai, contudo não poderia aceitar o casamento com um homem pagão. Então depois de pensar muito sobre a situação, foi procurar Evilásio e ter-lhe-á dito que só casava com ele quando este fosse prefeito da cidade.
Evilásio que tinha grande influência na cidade, tornou-se prefeito da mesma pouco tempo depois. Foi então ter com Santa Juliana de Nicomedia que lhe respondeu que era cristã e que não poderia de modo algum unir-se a um pagão, convidando o jovem Evilásio a converter-se ao cristianismo.
Muito agastado, Evilásio procurou o pai de Santa Juliana que tentou a todo o custo demovê-la da sua posição. Africano tratou Santa Juliana com carinho, ameaças e até punições físicas. Vendo que não conseguia mudar a opinião da filha fez-lhe um ultimato, ou se casava ou ia a tribunal. Santa Juliana preferiu ir a tribunal e Evilásio, na qualidade de prefeito, intimou-a a prestar declarações sobre a fé. Como Santa Juliana não renunciou à fé cristã, Evilásio mandou-a prender.
Nessa mesma noite, no interior da cela apareceu a Santa Juliana um anjo, luminoso, que lhe disse:
- Juliana, sacrifica aos deuses! Deves obedecer à vontade do imperador.
Santa Juliana pensou porque lhe haveria Deus de lhe pedir tal coisa. Aquilo só podia ser obra do demónio. Assim orou com fervor, suplicando ao Senhor que lhe desse forças para vencer a tentação.
Evilásio fê-la passar pelos suplícios mais atrozes. Por fim, mandou decapitá-la.

Santa Juliana de Nicomedia rogai por nós!

• Roxo – Ofício da féria. Missa da féria, pf. da Quaresma. L 1 Is 58, 9b-14; Sal 85 (86), 1-2. 3-4. 5-6 Ev Lc 5, 27-32 * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Mar. 01
São David
Dom. Mar. 01
São Rosendo

• Participar na Missão País em 2019 ditou o regresso de Madalena Wolf à Igreja. Batizada em pequena, foi-se progressivamente afastando da prática cristã até que foi desafiada por amigos da Faculdade Nova de Medicina, da Universidade de Lisboa. Quando foi fazer Missão País não acreditava em nada mas naquela semana sentiu-se acolhida em Alcanede, Santarém, […] The post Missão País: Regressar à Igreja com Madalena Wolf – Emissão 28-02-2019 appeared first on Agência ECCLESIA.

• José Carlos Lima destaca necessidade de educar para valores Lisboa, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto disse que todos na sociedade “têm de incutir” a dimensão da “racionalidade no desporto” para que a “paixão não tome conta e de certa forma a violência”. “A nossa missão é […] The post Sociedade: «A violência não é o registo normal do desporto» – Coordenador do Plano Nacional de Ética (c/vídeo) appeared first on Agência ECCLESIA.

• Comunicado surge após arquivamento do processo de inquérito, pelo Ministério Público Leiria, 28 fev 2020 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, emitiu hoje um comunicado a respeito do arquivamento do processo de inquérito à morte do padre Marco Brites, pelo Ministério Público, lamentando o que classificou como “insinuações caluniosas”. “Não podemos deixar […] The post Leiria-Fátima: Cardeal D. António Marto lamenta «insinuações caluniosas» sobre a morte do padre Marco Brites appeared first on Agência ECCLESIA.