Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Brigída de Kildare

Sábado, 01 Fevereiro 2020por Visualizações : 6346

1Fev Brigida de KildareSanta Brígida de Kildare também é conhecida como Santa Brígida da Irlanda ou Naomh Bhríde. Nasceu por volta do ano 450 em Faughart (Irlanda) e faleceu no ano 525 em Kildare (Irlanda). Era filha de Dubhthach, um pagão de Leinster, e Brocca, uma cristã de Pictos que havia sido batizada por São Patrício.
Santa Brígida de Kildare recebeu o nome de uma das mais poderosas deusas da religião pagã que o seu pai praticava; Brígida era a deusa do fogo, cujas manifestações foram música, artesanato, e poesia, que os irlandeses consideravam a chama do conhecimento.
No ano 468, Santa Brígida de Kildare converteu-se ao cristianismo, mas foi inspirada pela pregação de São Patrício desde a mais tenra idade. Apesar da oposição do seu pai, Santa Brígida de Kildare estava determinada a entrar na vida religiosa.
Santa Brígida de Kildare tinha um coração tão generoso que nunca recusava nada a um pobre, que vinha para a porta do pai. A caridade da santa irritava o seu pai: que pensava que ela estava a ser demasiadamente generosa para os pobres e necessitados, quando Santa Brígida distribuía o seu leite e farinha para todos.
Certo dia, a santa deu a sua joia a um leproso, então o pai Dubhthach percebeu que talvez, fosse o mais adequado para sua filha a vida de uma freira. Santa Brígida finalmente viu o seu desejo de entrar num convento realizado. Santa Brígida recebeu o véu de Santo Mel e professou votos a dedicar sua vida a Cristo.
Por volta do ano 470 Santa Brígida fundou a Abadia Kildare, uma duplo mosteiro, com freiras e monges. A santa era famosa pelo seu senso comum e acima de tudo pela sua santidade: na sua vida, ela era considerada como uma santa. A Abadia de Kildare tornou-se um dos mais prestigiados mosteiros da Irlanda, famoso em toda a Europa cristã.
Santa Brígida morreu em Kildare no ano 525 e foi enterrada num túmulo na igreja de sua abadia. Depois de algum tempo ela foi transportada para Downpatrick com os restos mortais dos outros dois santos padroeiros da Irlanda, S. Patricio (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/17/47774/-/s-patr%C3%ADcio.html) e S. Columbano (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/24/40058/-/s-columbano.html) . O crânio de Santa Brígida de Kildare foi extraído e levado até à Igreja de São João Batista em Lisboa (Portugal) onde permanece até hoje.

Curiosidade: Uma lenda conta que Santa Brígida fez uma cruz e colocou-a no chão ao lado de um homem à morrer, a fim de convertê-lo. É interessante notar que essa lenda não aparece em nenhuma das fontes mais antigas e até hoje sua origem continua perdida na tradição oral. Contudo a cruz continua sendo costume em muitas casas, na Irlanda em honra da santa.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 17, 15. 22 – 18, 1; Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd Ev Jo 16, 12-15 * Na Ordem Agostiniana – Virgem santa Maria da Graça – MF * Na Ordem Carmelita – B. Luís Rabatá, presbítero – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Jeremias de Valáquia, religioso, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Patrocínio da B. Virgem Maria sobre toda a Família Dominicana – MO * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – Virgem santa Maria da Estrela – FESTA * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Virgem santa Maria, Medianeira de todas as graças – MO * Na Congregação das Servas de Maria – Virgem santa Maria, Saúde dos Enfermos – SOLENIDADE * No Instituto das Filhas da Caridade Canossianas – S. Madalena de Canossa, virgem, Fundadora do Instituto – SOLENIDADE * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Vésp. I de S. Luísa de Marillac. * No Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – I Vésp. de S. Maria Domingas Mazzarello.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve vai realizar no próximo dia 8 de junho uma formação sobre o sistema informático de gestão paroquial e também sobre a gestão de canais digitais paroquiais. A iniciativa, que terá lugar em Faro, no Seminário de São José a partir das 9h30, terá então duas partes, uma primeira, mais breve, sobre […]

  • O bispo do Algarve vai presidir esta semana à celebração do 60º aniversário da Comunidade Católica de Expressão Portuguesa da Arquidiocese de Colónia, na Alemanha, que integra as comunidades de Bonn, Burscheid, Colónia e Neuss. D. Manuel Quintas, que é membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, estará na cidade alemã de […]

  • A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), em conjunto com o Secretariado de Animação Missionária e as Obras Missionárias Pontifícias da Diocese do Algarve, promove no próximo dia 19 de maio, o Dia Missionário. A iniciativa destina-se aos grupos e movimentos missionários existentes na diocese. O evento terá início às 11h30 com a celebração da […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18