Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Maria de São José Alvarado

Terça-feira, 07 Maio 2019por Visualizações : 1964

7mai b. maria alvaradoBeata Maria de São José Alvarado nasceu a 25 de abril de 1875 em Choroni, Aragua (Venezuela) e faleceu a 2 de abril de 1967 em Maracay (Venezeuela). Beata Maria de São José Alvarado era filha Coronel Clemente Alvarado e de Dona Margarida Cardozo, de quem herdou o seu amor fervoroso a Cristo e à Eucaristia.
Foi batizada com o nome de Laura Evangelista Alvarado Cardozo. Beata Maria de São José Alvarado iniciou seus estudos no seu povoado natal de Choroni, porém em idade que desconhecemos mudou-se com a família para Maracay, onde terminaria os seus estudos.
Desde menina que a Beata Maria de São José Alvarado sentia inclinação para a vida contemplativa, mas não existia na Venezuela convento algum de clausura e seu pai não a permitiu sair do país.
No dia 8 de dezembro de 1888 quanto tinha 13 anos de idade, beata Maria de São José Alvarado recebeu a Primeira Comunhão. Em 1892, aos dezassete anos, foi-lhe imposto o santo escapulário da Virgem do Carmo e a beata Maria de São José Alvarado pediu permissão ao seu confessor para e no dia 8 de dezembro desse ano de 1892 fez o voto de perpétua virgindade. Antes de cumprir 18 anos, se dedicava à preparação de crianças para a Primeira Comunhão.
Desde então Beata Maria de São José Alvarado não teve outro ideal senão o da santidade: “Quero ser santa, mas santa de verdade”; “Jesus meu, o ideal que persigo és tu e só tu”.
No ano seguinte (1893) o sacerdote Justo Vicente López Aveledo fundou a Sociedade das Filhas de Maria e beata Maria de São José Alvarado passa a formar parte dela, renovando assim os seus primeiros votos.
Beata Maria de São José Alvarado desde muito jovem trabalhava como voluntária em hospitais. O seu caráter espiritual fica evidente em situações difíceis, como por ocasião do falecimento do seu pai. Antes de ele morrer beata Maria de São José Alvarado roga a Deus lhe conceda a graça de que seu pai receba a Extrema Unção e contraia matrimónio com sua mãe, pois estes não eram casados. O Sr. Clemente aceita receber estes sacramentos.
Em resposta à graça concedida por Deus, a beata prometeu guardar jejum perpétuo, o qual durou dez anos, até que o Padre Vicente López a dispensou disto.
Em 1897, começou a trabalhar voluntariamente no Hospital São José de Maracay, Estado Aragua, fundado pelo presbítero Vicente López. Daí em diante, assessorada por seu diretor espiritual, o Padre López Acevedo, a beata Maria de São José Alvarado dedicou-se ao serviço dos mais pobres.
Em 1899, pouco antes de cumprir 24 anos, a beata recebeu do Pe. López a direção e a administração do hospital. Em 1900 ou 1901, por causa do seu trabalho, junto com outras voluntárias que desempenhavam o mesmo ofício, foi consagrada como irmã hospitalária agostiniana, adotando o nome de Irmã Maria de São José.
Em 1901, junto com seu diretor espiritual e quatro leigas, a beata Maria de São José Alvarado fundou (com a aprovação de São Pio X), a Congregação "Irmãs Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus", na Venezuela, e tornou-se Superiora Geral da comunidade, com a finalidade de ajudar as meninas abandonadas, e os idosos pobres.
Madre Maria de São José Alvarado criou também a Casa “Doutor Gualdron” no ano de 1901 e, em 2 de setembro de 1945, o Instituto Madre Maria, que após a sua morte foi cedido à Arquidiocese de Barquisimeto por sua Congregação. Ambas as obras dedicadas à educação.
A beata Maria de São José Alvarado faleceu a 2 de abril de 1967 na Casa Imaculada Conceição, em Maracay.
Foi beatificada a 7 de maio de 1995 pelo Papa João Paulo II.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 16, 22-34; Sl 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8 Ev Jo 16, 5-11 * Na Ordem Agostiniana – B. Maria de S. José Alvarado, virgem – MF * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – B. Maria Luísa Trichet, virgem, cofundadora das Filhas da Sabedoria – MO * Na Congregação das Servas de Maria – I Vésp. da Virgem santa Maria, Saúde dos Enfermos. * No Instituto das Filhas da Caridade Canossianas – I Vésp. de S. Madalena de Canossa.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve vai realizar no próximo dia 8 de junho uma formação sobre o sistema informático de gestão paroquial e também sobre a gestão de canais digitais paroquiais. A iniciativa, que terá lugar em Faro, no Seminário de São José a partir das 9h30, terá então duas partes, uma primeira, mais breve, sobre […]

  • O bispo do Algarve vai presidir esta semana à celebração do 60º aniversário da Comunidade Católica de Expressão Portuguesa da Arquidiocese de Colónia, na Alemanha, que integra as comunidades de Bonn, Burscheid, Colónia e Neuss. D. Manuel Quintas, que é membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, estará na cidade alemã de […]

  • A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), em conjunto com o Secretariado de Animação Missionária e as Obras Missionárias Pontifícias da Diocese do Algarve, promove no próximo dia 19 de maio, o Dia Missionário. A iniciativa destina-se aos grupos e movimentos missionários existentes na diocese. O evento terá início às 11h30 com a celebração da […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18