Anunciação do Senhor

Segunda-feira, 25 Março 2019 12:00 - 11:00
por Visualizações : 1993

25Mar Anunciacao do SenhorCelebramos hoje a Anunciação do Senhor Jesus Cristo. Esta Solenidade é uma das mais importantes de todo o ano litúrgico. Celebra-se no dia 25 de março, exatamente 9 meses antes do Natal do Senhor (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/12/25/46533/-/natal-do-senhor.html). Não podemos deixar de notar algo muito interessante: a Anunciação, uma data fixa, ocorre sempre dentro do Ciclo da Páscoa, devido ao cálculo da data pascal e das suas celebrações satélites (Tempo da Quaresma, por exemplo). Por conta da mobilidade da Páscoa e, consequentemente, das semanas da Quaresma, a Anunciação ocorre, a cada ano, numa semana quaresmal diferente. Em certos anos, chega mesmo a ocorrer durante a semana santa. Sempre que a Anunciação ocorrer na semana santa, a Solenidade da Anunciação do Senhor é obrigatoriamente, movida para a segunda-feira da 2ª Semana da Páscoa, para não substituir nenhuma comemoração ligada à Páscoa (Semana Santa, Tríduo Pascal e Oitavas da Páscoa). Quando ocorrer numa das semanas da Quaresma, ela substitui a liturgia do dia normalmente e os requisitos litúrgicos (cor e entoação do Hino de Louvor). Se ocorre num domingo da Quaresma, é transferida para a segunda-feira após o referido domingo.

Nesta data, a Igreja celebra o anúncio do Arcanjo São Gabriel a Maria. São Gabriel revela a Maria que esta será mãe do Filho de Deus, e a sua encarnação dar-se-á pela força do Espírito Santo, sem a ocorrência de uma relação.

Maria, mesmo não compreendendo a profundidade do mistério, declara-se totalmente voltada para cumprir a vontade do Senhor. Maria, uma jovem simples, noiva de José, perturbou-se ao receber do anjo o aviso que fora escolhida para dar a luz ao Filho de Deus, a quem deveria dar o nome de Jesus, e que Ele (Jesus) era enviado para salvar a Humanidade.

Com o seu sim Maria aceitou a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos, e os sacrifícios que a ela estavam ligados.

Declarou-se pronta a cumprir a vontade de Deus em tudo, como sua serva.

Por isso a data de hoje marca e festeja este evento que se trata de um dos mistérios mais sublimes e importantes da História do homem na Terra: a chegada do Messias, profetizada séculos antes, diversas vezes.

Diante da grandeza do mistério da encarnação divina, a nossa reação é de admiração e fé.
Deus que, no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitir aos homens a Sua palavra, ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o Seu próprio Filho, o Seu Verbo, a Palavra feita Carne. Contudo, o Pai das misericórdias quis que a Incarnação fosse precedida da aceitação por parte daquela que Ele predestinara para Mãe, para que, «assim como uma mulher contribuiu para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida» (Lumen Gentium, 56).

Com o sim de Maria o filho de Deus faz-Se Filho do Homem. O Deus Altíssimo torna-Se o «Deus connosco». Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. No entanto, a Incarnação está intimamente unida à Redenção. Por isso, as Leituras (especialmente a segunda) introduzem-nos já no Mistério da Páscoa. Essencialmente festa do Senhor, a Anunciação não pode deixar de ser, ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, uma festa perfeitamente mariana. Na verdade, foi pelo sim de Maria que a Incarnação se realização, a nova Aliança se estabeleceu e a Redenção do mundo pecador ficou assegurada.

Ajoelhemo-nos diante de Deus, do seu mistério e rendamos graças pelo sim de Maria! E com ela, com nossa divina mãe, tenhamos a coragem e a confiança de também nós, dizermos sim ao projeto de Deus.

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 16, 1-10; Sl 99 (100), 2. 3. 5 Ev Jo 15, 18-21 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – Bb. Ângelo Maria (OCar), Lucas de S. José (OCD), presbíteros e companheiros mártires – MO e MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Tomás de Olera, religioso, da I Ordem – MF * Na Companhia de Jesus – S. José Maria Rúbio, presbítero – MF * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.