Nossa Senhora Saúde dos Enfermos

Quarta-feira, 08 Maio 2019por Visualizações : 1833

A invocação de Nossa Senhora como Salus infirmorum (Saúde dos enfermos ou Nossa Senhora da Saúde) é das mais antigas da tradição cristã, com inúmeras reminiscências bíblicas e patrísticas, para além da devoção popular.

Enquanto Mãe de Jesus, Deus feito homem, Nossa Senhora está intimamente ligada à obra de salvação do seu Divino Filho. Os Evangelhos relatam-nos algumas curas operadas por Jesus durante a sua vida mortal e sabemos que tais milagres eram realizados como sinal de um poder maior: a cura daquela radical enfermidade humana que é o pecado. Esta obra de redenção é consumada na sua Paixão e Morte: quando cumprindo as antigas profecias, Jesus carrega sobre si as nossas enfermidades e pecados, tornando-nos participantes da sua própria vida divina.

A Virgem Maria de pé junto à Cruz participa das dores do seu Filho e torna-se Mãe de todos os discípulos de Cristo simbolizados no discípulo amado a quem Jesus A confia. Assim, a par da Paixão do Senhor, podemos falar da com(paixão) de Nossa Senhora a quem hoje invocamos sobre o título de Nossa Senhora, Saúde dos Enfermos.

Se é verdade que a Sagrada Escritura não refere nenhuma cura operada pela Virgem Maria durante a sua vida mortal, já que a missão de ensinar, curar e santificar foi confiada aos Apóstolos, também é certo que, uma vez elevada ao Céu em corpo e alma, Nossa Senhora jamais abandonou os seus filhos ainda peregrinos sobre a terra. Tal como no Evangelho intercedia junto de seu Filho em favor dos necessitados, também agora Lhe apresenta continuamente as nossas necessidades.

Oração a Nossa Senhora da Saúde

Ó Mãe de misericórdia, Senhora da saúde,

que, servindo à vossa prima Isabel em suas necessidades

e permanecendo firme ao pé da cruz

do vosso Filho agonizante,

manifestastes nas bodas de Caná

a vossa grande sensibilidade para connosco,

ouvi a voz e o clamor de todos os vossos filhos enfermos

que recorrem a vós com a certeza de encontrar

uma Mãe que os acolhe e assiste com ternura.

Intercedei, Mãe querida,

para que o vosso Filho cure as nossas enfermidades,

transforme as nossas lágrimas em oração

e os nossos sofrimentos em momentos de crescimento;

converta a nossa solidão em contemplação

e a nossa espera em esperança;

fortaleça-nos na hora da agonia

e transforme a nossa morte em ressurreição.

Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Nossa Senhora, Saúde dos enfermos, rogai por nós!

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena