Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Cirilo

Quinta-feira, 14 Fevereiro 2019por Visualizações : 2519

14fev S. CiriloSão Cirilo nasceu no ano de 826 em Tessalónica (Grécia) e faleceu a 14 de fevereiro de 869 em Roma (Itália). Era filho de Leão e Maria e irmão de São Metódio (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/02/14/55072/-/s-met%C3%B3dio.html), que também celebramos hoje. Ao todo eram sete irmãos, São Metódio o mais velho e São Cirilo o mais novo.

Aos 14 anos, São Cirilo ficou órfão de pai, e um amigo da família, o professor Fócio, assumiu a educação dos órfãos. Por volta do ano 843 São Cirilo foi enviado para Constantinopla onde estudou línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia. Em 848, depois de completar os seus estudos, São Cirilo dedicou-se às tarefas de sub-diácono, depois diácono e ainda como cartofílax (oficial eclesiástico encarregado de documentos oficiais e registros na Igreja Ortodoxa Grega dos tempos bizantinos) do patriarca de Constantinopla.

Cerca de dois anos mais tarde, depois de rejeitar uma noiva rica para casar, é escolhido por Teoctisto para serviços no Mosteiro de Clídio (Klyuch), a nordeste de Tessalónica, sobre o Bósforo. Seis meses depois foi descoberto e designado para lecionar filosofia. Em seguida, convocado como diplomata para a polémica questão sobre o culto das imagens junto ao ex-patriarca João VII, o Gramático. Depois foi resolver outra questão delicada junto aos árabes sarracenos que tratava da Santíssima Trindade. Obteve sucesso em ambas.

O seu irmão mais velho, São Metódio que era o prefeito de Constantinopla, abandonou tudo para se dedicar à vida religiosa. No ano de 861, São Cirilo foi juntar-se a ele, numa missão evangelizadora, a pedido do imperador Miguel III, para atender o rei da Morávia. Este rei precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente a religião. Os irmãos foram para Quersoneso (atual Ucrânia) aprender hebraico e samaritano.

Nesta ocasião, São Cirilo encontrou um corpo boiando, que reconheceu ser o papa Clemente I, que tinha sido exilado de Roma e atirado ao mar. Conservaram as relíquias numa urna, que depois da missão foi entregue em Roma. Assim, o santo continuou a estudar o idioma e criou um alfabeto que mais tarde viria a ser conhecido como alfabeto cirílico. Alfabetizou a equipa dos padres missionários, que começou a evangelizar, alfabetizar e celebrar as missas em eslavo. Isto gerou uma grande divergência no meio eclesiástico, pois os ritos eram realizados em grego ou latim, apenas. Iniciando o cisma da Igreja, que foi combatido pelo então patriarca Fócio com o reforço de seu irmão. Os dois foram chamados por Roma, onde o papa Adriano II, solenemente recebeu as relíquias de São Clemente, que os santos transportavam. Conseguiram o apoio do Sumo Pontífice, que aprovava a evangelização e tiveram os Livros traduzidos abençoados.

Mas, São Cirilo que se encontrava doente, piorou. Pressentido a sua morte, tomou o hábito definitivo de monge e adotou o nome de Cirilo. Cinquenta dias depois, faleceu em Roma no dia 14 de fevereiro de 868.

É juntamente com o seu irmão São Metódio ‘apóstolo dos eslavos’.

Foi juntamente com São Metódio e São Bento proclamado copatrono da Europa pelo Papa João Paulo II no ano de 1980.

São Cirilo rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18