Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Daniel Brottier

Quarta-feira, 28 Fevereiro 2018por Visualizações : 2248

28Fev B. Daniel BrottierBeato Daniel Brottier nasceu a 7 de setembro de 1876, La Ferté-Saint-Cyr (França) e faleceu a28 de fevereiro de 1936 em Paris (França). Era filho de Jean-Baptiste Brottier e Herminie Bouthe, 

Desde criança o Beato Daniel Brottier sempre manifestou o seu caráter caridoso e a sua profunda religiosidade manifestando uma devoção especial à Virgem Maria. De modo progressivo foi crescendo no beato Daniel Brottier um desejo sincero de consagrar-se a Deus.

Em 1890, Daniel entrou para o seminário, dedicando-se aos estudos e à vida de oração, passando pelas ordenações menores e fazendo por um ano o serviço militar. Com 23 anos de idade já foi ordenado sacerdote.

Seu ministério teve início como professor, num colégio eclesiástico de Pontlevoy, próximo a Paris. No entanto, logo sentiu despertar sua vocação particular para a vida missionária.

Assim, no ano de 1902, ingressou na Congregação do Espírito Santo, onde emitiu seus votos perpétuos depois de um ano de atividade pastoral. Atuando como padre espiritano e missionário, solicitou aprovação para pregar e prestar serviços no Senegal, na época colónia francesa na África, onde se dedicou a pregar e a cuidar dos pobres e carentes.

Esteve em missão no Senegal durante 7 anos depois o beato Daniel Brottier viu-se obrigado a voltar a França devido a uma doença grave, precisando retornar definitivamente para a França. Contudo, não abandonou sua missão de missionário.

Já na França, depois de curado, fundou a obra do Memorial Africano, que tinha como objetivo construir uma catedral em Dakar, capital do Senegal. Para conseguir o seu intento, o beato Daniel Brottier solicitou ajuda, e obteve-a, do bispo de Dakar, também padre espiritano. Assim, Daniel Brottier foi nomeado vigário-geral de Dakar, mantendo residência em Paris e tornando-se diretor da Catedral-Monumento.

Em 1914 estala a primeira guerra mundial e Daniel Brottier sente que o seu lugar é estar junto aos soldados, a consolar os feridos e a assistir os moribundos no campo de batalha. Assim decide ir apoiá-los como capelão, tarefa a que se entrega de alma e coração durante 4 anos. Tornou-se um capelão lendário, mostrando arrojo e ponderação, tomando sempre atitudes corajosas, embora prudentes e, com isso, virou amigo e confidente de soldados e oficiais. No fim da Guerra foi condecorado com a Cruz da Guerra e com a Legião de Honra.

Em 1923, tornou-se diretor da Casa dos Órfãos Aprendizes de Auteuil, que chegou a abrigar cerca de mil e quatrocentos jovens abandonados e carentes. Fundou também a União Nacional dos Antigos Combatentes, com cerca de dois milhões de associados.

Morreu a 28 de fevereiro de 1936.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 25 de novembro de 1984.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 17, 15. 22 – 18, 1; Sl 148, 1-2. 11-12ab. 12c-14a. 14bcd Ev Jo 16, 12-15 * Na Ordem Agostiniana – Virgem santa Maria da Graça – MF * Na Ordem Carmelita – B. Luís Rabatá, presbítero – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Jeremias de Valáquia, religioso, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Patrocínio da B. Virgem Maria sobre toda a Família Dominicana – MO * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – Virgem santa Maria da Estrela – FESTA * Na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Virgem santa Maria, Medianeira de todas as graças – MO * Na Congregação das Servas de Maria – Virgem santa Maria, Saúde dos Enfermos – SOLENIDADE * No Instituto das Filhas da Caridade Canossianas – S. Madalena de Canossa, virgem, Fundadora do Instituto – SOLENIDADE * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Vésp. I de S. Luísa de Marillac. * No Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – I Vésp. de S. Maria Domingas Mazzarello.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve vai realizar no próximo dia 8 de junho uma formação sobre o sistema informático de gestão paroquial e também sobre a gestão de canais digitais paroquiais. A iniciativa, que terá lugar em Faro, no Seminário de São José a partir das 9h30, terá então duas partes, uma primeira, mais breve, sobre […]

  • O bispo do Algarve vai presidir esta semana à celebração do 60º aniversário da Comunidade Católica de Expressão Portuguesa da Arquidiocese de Colónia, na Alemanha, que integra as comunidades de Bonn, Burscheid, Colónia e Neuss. D. Manuel Quintas, que é membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, estará na cidade alemã de […]

  • A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), em conjunto com o Secretariado de Animação Missionária e as Obras Missionárias Pontifícias da Diocese do Algarve, promove no próximo dia 19 de maio, o Dia Missionário. A iniciativa destina-se aos grupos e movimentos missionários existentes na diocese. O evento terá início às 11h30 com a celebração da […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18