Catarina Drexel

Sábado, 03 Março 2018por Visualizações : 1898

3Mar Catarina DrexelSanta Catarina Drexel nasceu a 26 de novembro de 1858 em Filadélfia, Pensilvânia (E.U.A) e faleceu a 3 de março de 1955, no convento de Santa Elizabeth em Bensalem Township, Pensilvânia.

Santa Catarina Drexel era filha do banqueiro Francis Anthony Drexel e de Hannah Jane Langstroth, sua primeira esposa.  O pai de Catarina Drexel era bem conhecido como filantropo (pessoa que sente amor pela humanidade). Os pais de Catarina Drexel inculcaram nas filhas a ideia de que deviam utilizar a sua riqueza generosamente. A irmã mais velha de Catarina Drexel, Isabel, abriu uma escola para órfãos na Pensilvânia; e a sua irmã mais nova fundou uma escola para pessoas pobres de raça negra na Virgínia.

A mãe de Catarina faleceu pouco depois de seu nascimento e o seu pai, o senhor Drexel voltou a casar-se dois anos depois. A nova esposa do Sr. Drexel fez um oratório na casa e marcou um horário para as orações diárias das filhas. A família procurava manter as crianças rodeadas de amizades que tinham princípios católicos. Quando Catarina Drexel tinha com 15 anos, foi com a família a Roma onde tiveram uma audiência com o Papa Pio IX. Foi uma experiência que marcou a alma de Catarina Drexel profundamente.

Catarina Drexel cuidou da sua madrasta por três anos até que em 1883 esta veio a falecer.

Durante uma viagem com a família ao Oeste americano, Catarina Drexel, ainda jovem, deu-se conta da miséria em que viviam os indígenas da América. Esta experiência acendeu nela o desejo de fazer qualquer coisa para aliviar as condições da sua vida e caracterizou o seu empenhamento pessoal e financeiro para o sustento das missões e dos missionários nos Estados Unidos em favor dos índios.

Quando se encontrou com o Papa Leão XIII, durante uma audiência no ano de 1887, Catarina Drexel pediu ao Papa missionários para trabalhar com os índios a quem ela ajudava no Estado de Wyoming. O Papa sugeriu-lhe a ideia de ela mesma se tornar missionária. Catarina consultou o seu diretor espiritual e logo tomou a decisão de se entregar totalmente a Deus, juntamente com a sua herança, ao serviço dos índios e dos afro-americanos.

Catarina Drexel visitou os estados do Norte e Sul Dakota, conheceu o chefe índio da tribo Sioux, e começou sua ajuda sistemática às missões com os índios americanos.

Assim, a sua riqueza tornou-se pobreza em espírito, que caracterizou a sua vida.       Entrou no noviciado das Irmãs da Misericórdia (Sisters of Mercy). Fez a profissão religiosa em 12 de fevereiro de 1891, fundando depois as Irmãs do Santíssimo Sacramento em Santa Fé, Novo México, com a finalidade de difundir a mensagem do Evangelho e a vida eucarística entre os índios e os afro-americano.

Santa Francisca Xavier Cabrini (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/11/13/35453/-/francisca-xavier-cabrini.html), aconselhou-a que recebesse a aprovação de Roma para a sua fundação, o que aconteceu no ano de 1913.

De 1891 até à sua morte em 1955, Catarina Drexel dedicou a sua vida e a sua fortuna pessoal ao seu trabalho. No ano de 1942, Catarina Drexel já tinha um sistema de escolas católicas para índios americanos e negros em 13 estados. Este sistema incluía 40 missões, 23 escolas rurais, 50 missões para os índios e a Universidade Xavier em Nova Orleães, Louisiana, E.U.A., a primeira universidade nos Estados Unidos para as pessoas de raça negra.  Por tudo isto Catarina sofreu perseguições.

Catarina Drexel também fundou muitas capelas, conventos e mosteiros. Quando morreu, em 1955, mais de quinhentas Irmãs ensinavam em 63 escolas em todo o país.

Em 1935, Catarina sofreu um severo ataque do coração, e nos 20 anos seguintes viveu retirada, passou o resto de sua vida concentrada na oração e na meditação. Morreu no dia 3 de março de 1955, aos 96 anos, no convento de Santa Elizabeth em Bensalem Township, Pensilvânia.

Catarina Drexel era uma mulher de muita oração, que encontrou sempre na Eucaristia a fonte do seu amor pelos pobres. Nos últimos 20 anos de sua vida, permaneceu quase imóvel, devido a uma doença grave passando a dedicar-se totalmente a uma vida de adoração e contemplação, como sempre desejara desde a juventude.

Faleceu em 3 de março de 1955, aos 96 anos.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II a 01 de outubro de 2000.

Santa Catarina Drexel rogai por nós!

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena