Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Cirilo

Quarta-feira, 14 Fevereiro 2018por Visualizações : 2406

14fev S. CiriloSão Cirilo nasceu no ano de 826 em Tessalónica (Grécia) e faleceu a 14 de fevereiro de 869 em Roma (Itália). Era filho de Leão e Maria e irmão de São Metódio (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/02/14/55072/-/s-met%C3%B3dio.html), que também celebramos hoje. Ao todo eram sete irmãos, São Metódio o mais velho e São Cirilo o mais novo.

Aos 14 anos, São Cirilo ficou órfão de pai, e um amigo da família, o professor Fócio, assumiu a educação dos órfãos. Por volta do ano 843 São Cirilo foi enviado para Constantinopla onde estudou línguas, literatura, geometria, dialética e filosofia. Em 848, depois de completar os seus estudos, São Cirilo dedicou-se às tarefas de sub-diácono, depois diácono e ainda como cartofílax (oficial eclesiástico encarregado de documentos oficiais e registros na Igreja Ortodoxa Grega dos tempos bizantinos) do patriarca de Constantinopla.

Cerca de dois anos mais tarde, depois de rejeitar uma noiva rica para casar, é escolhido por Teoctisto para serviços no Mosteiro de Clídio (Klyuch), a nordeste de Tessalónica, sobre o Bósforo. Seis meses depois foi descoberto e designado para lecionar filosofia. Em seguida, convocado como diplomata para a polémica questão sobre o culto das imagens junto ao ex-patriarca João VII, o Gramático. Depois foi resolver outra questão delicada junto aos árabes sarracenos que tratava da Santíssima Trindade. Obteve sucesso em ambas.

O seu irmão mais velho, São Metódio que era o prefeito de Constantinopla, abandonou tudo para se dedicar à vida religiosa. No ano de 861, São Cirilo foi juntar-se a ele, numa missão evangelizadora, a pedido do imperador Miguel III, para atender o rei da Morávia. Este rei precisava de missionários que conhecessem a língua eslava, pois queria que o povo aprendesse corretamente a religião. Os irmãos foram para Quersoneso (atual Ucrânia) aprender hebraico e samaritano.

Nesta ocasião, São Cirilo encontrou um corpo boiando, que reconheceu ser o papa Clemente I, que tinha sido exilado de Roma e atirado ao mar. Conservaram as relíquias numa urna, que depois da missão foi entregue em Roma. Assim, o santo continuou a estudar o idioma e criou um alfabeto que mais tarde viria a ser conhecido como alfabeto cirílico. Alfabetizou a equipa dos padres missionários, que começou a evangelizar, alfabetizar e celebrar as missas em eslavo. Isto gerou uma grande divergência no meio eclesiástico, pois os ritos eram realizados em grego ou latim, apenas. Iniciando o cisma da Igreja, que foi combatido pelo então patriarca Fócio com o reforço de seu irmão. Os dois foram chamados por Roma, onde o papa Adriano II, solenemente recebeu as relíquias de São Clemente, que os santos transportavam. Conseguiram o apoio do Sumo Pontífice, que aprovava a evangelização e tiveram os Livros traduzidos abençoados.

Mas, São Cirilo que se encontrava doente, piorou. Pressentido a sua morte, tomou o hábito definitivo de monge e adotou o nome de Cirilo. Cinquenta dias depois, faleceu em Roma no dia 14 de fevereiro de 868.

É juntamente com o seu irmão São Metódio ‘apóstolo dos eslavos’.

Foi juntamente com São Metódio e São Bento proclamado copatrono da Europa pelo Papa João Paulo II no ano de 1980.

São Cirilo rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • São JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 2Sm 7, 4-5a. 12-14a. 16; Sl 88 (89), 2-3. 4-5. 27 e 29 L 2 Rm 4, 13. 16-18. 22 Ev Mt 1, 16. 18-21. 24a ou Lc 2, 41-51a * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * 11.º aniversário da solene inauguração do Pontificado do Papa Francisco (2013). * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Augusto de Oliveira Azevedo (2016). * Na Ordem Agostiniana – S. José, Protetor da Ordem – SOLENIDADE * Na Congregação das Filhas de São Camilo – S. José, Padroeiro da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Filhas de Nossa Senhora das Dores – S. José, Padroeiro da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Irmãos Maristas, na Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro principal das Congregações – SOLENIDADE * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro secundário da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro secundário da Congregação – SOLENIDADE * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro do Instituto – SOLENIDADE * Nas Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados – S. José, Esposo da Virgem santa Maria, Padroeiro principal – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Mar. 19
Clemente de Dunblanne
Ter. Mar. 19
São José
Qua. Mar. 20
Cuteberto

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18