Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato César de Bus

Sábado, 15 Abril 2017por Visualizações : 3634

15Abr César de BusBeato César de Bus nasceu a 03 de fevereiro de 1544 na cidade de Cavaillon (França) e faleceu a 15 de abril de 1607 em Avignon (França). Beato César de Bus era o sétimo de treze filhos do casal Jean Baptiste e de Anne de Marc que eram cristãos fervorosos e praticantes. Logo após o seu nascimento, César de Bus foi batizado na Catedral da sua cidade. Apesar da espiritualidade dos pais, o Beato César de Bus procurava seguir os passos do irmão que era capitão do exército do rei francês, Carlos IX.

O beato César de Bus foi convocado pelo irmão para se alistar. Porém, pouco antes do embarque para ingressar no exército, César de Bus adoeceu subitamente, ficando debilitado e impedido de ingressar no exército.

Durante o tratamento, o bispo de Cavaillon visitou o beato César de Bus e os dois começaram uma amizade frutuosa. Em seguida, César de Bus recebeu constantes visitas dos jesuítas de Avignon e a atenção especial de Luís Guyot, capelão do hospital e de Antonieta Reveillarde, uma camponesa fervorosa que o ajudava.

Este tempo de convalescença fez com que o beato César de Bus redescobrisse a fé cristã e sob a orientação do Padre Péquet pode decidir-se pelos estudos religiosos almejando assim o sacerdócio.

Beato César de Bus ficou maravilhado com a doutrina da Igreja e desejava que esta chegasse a todos. Assim César de Bus pregava nos arredores da cidade, nas praças, nas fazendas buscando alcançar a todos, principalmente os menos favorecidos, ensinando o catecismo. Nessas andanças, César de Bus percebeu que o povo tinha uma fé profunda, porém, não conhecia esta fé em profundidade.

Baseado na sua própria experiência de conhecer a deficiência do povo quanto ao conhecimento da fé, o Beato César de Bus, auxiliado por um primo chamado Romillon, fundou centros de instrução da Doutrina Cristã nos lugares mais esquecidos e abandonados. Nestes centros, o beato começou a experimentar métodos novos para o ensino do catecismo às crianças. Assim, descobriu métodos bastante eficazes para a transmissão da fé aos pequeninos.

Em 1581, César de Bus foi ordenado sacerdote em Cavaillon e deu continuidade à sua missão de propagar a Palavra de Deus através da catequese. Nos anos de 1586 a 1588 César de Bus retirou-se para as colinas para se dedicar à oração. Aprofundou-se também no Catecismo Romano, dominando toda a composição do mesmo e assim aplicando de maneira eficaz as instruções de fé. O testemunho de César de Bus foi chamando a atenção de outros jovens e até padres que resolveram seguir seu caminho. E assim, no dia 29 de setembro de 1592, na cidade de Isle-sur-Sorgue fundou a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, também conhecida como Doutrinários, que tinha como carisma o ensino da Doutrina Cristã a crianças e adultos, analfabetos e alfabetizados. A princípio, os padres que estavam na Congregação não emitiam votos e viviam juntos no mesmo local.

No auge da Comunidade dos Doutrinários, apareceu uma divergência entre os fundadores, o Beato César de Bus e o seu primo Romillon. César de Bus sentia que os padres da comunidade deveriam tornar-se religiosos e emitirem votos. Já o seu primo, Romillon, achava que os padres deveriam permanecer como estavam: padres que vivem em comunidade sem votos. Por causa dessa divergência. Romillon saiu da comunidade de Avignon e foi para a casa de Aix-en-Provance. O Beato César de Bus permaneceu em Avignon e o seu desejo foi atendido: os padres passaram a emitir os votos religiosos de pobreza, obediência e castidade. Assim, a congregação permaneceu.

Depois disso o beato César de Bus intensificou cada vez mais a sua missão catequética e fundou também uma congregação feminina das Filhas da Doutrina Cristã. O Beato César de Bus viu a Congregação dos Padres Doutrinários florescer e transformar a Igreja da região numa Igreja forte, composta de fiéis que conhecem e amam a doutrina católica. Depois disso, ele foi acometido por outra enfermidade que lhe causou um longo sofrimento. Assim, depois de muito sofrer, o Padre César de Bus faleceu em Avignon a 15 de abril de 1607.

César de Bus foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 1975.

É considerado o Patrono dos Catecistas Modernos.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18