Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Tomás Becket

Sexta-feira, 29 Dezembro 2017por Visualizações : 2729

29 12 S. Tomas BecketSão Tomás Becket, também é conhecido como São Thomas BecketSão Tomás de Cantuária ou São Tomás de Londres, nasceu por volta do ano 1118 em Londres e faleceu a 29 de Dezembro de 1170, na Cantuária (Inglaterra). São Tomás Becket era filho de Gilbert de Thierceville e Rosea ou Matilda de Caen, uma família da classe média-alta da Normandia, França.

São Tomás Becket aprendeu a cavalgar, a caçar, etiqueta, e a participar de desportos populares como as justas, ou torneios numa propriedade de Richer de L'aigle, amigo do pai de São Tomás Becket e interessado nas irmãs do santo.

Desde os 10 anos que São Tomás Becket recebeu uma excelente educação em lei canónica civil no Priorado de Merton, na Inglaterra, e depois em Paris, Bolonha e Auxerre.

Ao regressar à Inglaterra, São Tomás Becket entrou para o serviço do arcebispo de Cantuária (Teobaldo de Bec), que lhe confiou várias missões importantes a Roma e por fim o recompensou com o arquidiaconado de Cantuária e a reitoria da escola de Beverley. Distinguiu-se de tal modo pelo seu zelo e eficiência que Teobaldo o recomendou ao rei Henrique II da Inglaterra para o importante cargo de chanceler, que manteve durante sete anos.

O rei Henrique II desejava ser senhor absoluto dos seus domínios, tanto da Igreja como do Estado, e conseguiu encontrar um precedente nas tradições do reino para retirar privilégios especiais ao clero inglês, que considerava empecilhos à sua autoridade.

Enquanto chanceler, São Tomás Becket cobrou um imposto de protecção do reino contra invasores, uma tradição medieval cobrada de todos os proprietários de terras, incluindo igrejas e bispados, o que lhe criou dificuldades e ressentimentos do clero inglês.

São Tomás Becket criou o primogénito do rei (Henrique, o Jovem), de acordo com o costume da época de crianças nobres serem educadas em outras casas nobres.

Posteriormente, essa seria uma das razões por que este se revoltaria contra o pai, tendo formado uma ligação emocional a Becket como figura parental. Conta-se que Henrique, o Jovem teria declarado que Becket lhe dera mais afecto paternal em um dia que o seu próprio pai durante toda a vida.

Em 1162, São Tomás Becket foi nomeado arcebispo de Cantuária, pelo rei que tencionava aumentar a sua influência ditando as acções do seu fiel e nomeado vassalo, e diminuir a independência e a influência da Igreja na Inglaterra. Contudo, o carácter de São Tomás Becket pareceu modificar-se imediatamente. Passou a viver uma vida de simplicidade e pobreza e, apesar de anteriormente ter ajudado Henrique II a diminuir o poder dos bispos, passou a defender activamente os direitos da Igreja.

Primeiro confuso com a atitude de São Tomás Becket, e depois sentindo-se traído o rei Henrique II viu o arcebispo afastar-se ainda mais quando este abandonou o seu cargo de chanceler e manteve os rendimentos das terras da Cantuária sob o seu controle. Começaram assim uma série de conflitos legais sobre a jurisdição dos tribunais seculares sobre o clero inglês. Em Outubro de 1163, o rei tentou colocar a opinião e a influência dos outros bispados contra São Tomás Becket em Westminster, com o objectivo de obter a aprovação dos privilégios reais.

Em 30 de Janeiro de 1164, o rei Henrique II convocou uma assembleia no Palácio de Clarendon, em Wiltshire, onde apresentou as suas exigências, pretendendo diminuir a independência do clero e a influência de Roma na política inglesa. Henrique conseguiu negociar e pressionar o consentimento de todos, inclusivamente de Richer de L'aigle (amigo da família de S. Tomás Becket. Assim foi exigido a S. Tomás Becket que assinasse as cartas do rei, caso contrário enfrentaria repercussões políticas e legais. São Tomás Becket expressou a sua disponibilidade em concordar com as exigências do rei mas quando chegou o momento da assinatura, recusou-se o que conduziu a uma guerra entre os dois poderes.

O rei Henrique II perseguiu S. Tomás Becket que foi recebido e protegido pelo rei Luís VII de França (rival de Henrique II).

Após dois anos na abadia cistercense de Pontigny, S. Tomás Becket foi obrigado por Henrique II a regressar a Sens.São Tomás Becket pediu então a excomunhão de Henrique II mas o Papa Alexandre III preferiu tentar uma solução mais diplomática. Gerou-se então no ano de 1164 um desentendimento entre o santo e o Papa.

Em 1170, o Henrique II eleva o seu filho a rei de Inglaterra, mantendo para si o poder imperial. Uma vez que S. Tomás Becket estava no exílio, o arcebispo de York sagrou a coroação. Furioso, o arcebispo da Cantuária ameaçou excomungar o rei e todos os envolvidos na cerimónia. No entanto, seguiu-se uma débil reconciliação e Thomas voltou à Cantuária com a promessa de que poderia re-coroar o príncipe. No entanto, assim que aportou em Sandwich, Kent, São Tomás Becket mostrou que continuaria inflexível como sempre, excomungando os bispos envolvidos na coroação. Quando informado disto, o rei, furioso, terá dito qualquer coisa como "Não haverá ninguém capaz de me livrar deste padre turbulento?".

A maioria dos historiadores parece concordar que o rei não pretendia realmente o assassinato de Becket, apesar das suas duras palavras. Seja como for, quatro dos cavaleiros presentes (Reginald Fitzurse, Hugh de Moreville, William de Traci e Richard le Breton) terão interpretado isto como uma ordem. Responderam que sabiam como fazer isso e partiram para a Cantuária. Em 29 de Dezembro de 1170, entraram na catedral e assassinaram Becket, quando os monges cantavam as vésperas.

Foi canonizado em 1173 pelo papa Alexandre III.

 

São Tomás Becket rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18