Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Domingos de Silos

Quarta-feira, 20 Dezembro 2017por Visualizações : 2283

20 12 S. Domingos de SilosSão Domingos de Silos nasceu no ano 1000 em na Espanha e faleceu a 20 de Dezembro de 1073 em Silos, Burgos (Espanha). São Domingos de Silos nasceu numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite aos pobres. Ao mesmo tempo, São Domingos de Silos era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.

O pároco viu a boa vontade de São Domingos de Silos e ajudou-o a entrar no seminário. Depois de ser ordenado São Domingos passou mais de um ano na família e depois viveu dezoito meses na solidão.

Com o passar do tempo entrou para a família beneditina, ingressando no mosteiro de Santo Emiliano, onde logo foi feito mestre dos noviços pelo abade do mosteiro. Em seguida, foi encarregado de restaurar o priorado de Santa Maria de Cañas. Depois São Domingos de Silos foi feito prior do mosteiro de Santo Emiliano. Um dia, o príncipe de Navarra, sem dinheiro para as suas guerras, veio ao mosteiro exigir uma contribuição exorbitante. Os monges estavam dispostos a ceder, mas o São Domingos de Silos recusou de forma humilde e categórica. Fugindo da vingança do príncipe, São Domingos de Silos exilou-se em Burgos onde Fernando Magno, rei de Castela e Aragão, o recebeu no seu palácio. No entanto, São Domingos retirou-se para um eremitério fora da cidade. O rei pensou então no mosteiro de São Sebastião de Silos, quase abandonado, e deu-o ao recém-chegado, a 14 de janeiro de 1041.

São Domingos de Silos teve uma visão de um anjo em sonho que lhe prometeu três coroas: uma por ter abandonado o mundo mal e se ter encaminhado para a vida perfeita; outra por ter construído Santa Maria de Cañas e ter observado castidade perfeita; e a terceira pela restauração de Silos.

São Domingos de Silos, previu a sua morte que ocorreu a 20 de Dezembro de 1073 no mosteiro de S. Sebastião de Silos. O seu exemplo de bondade e simplicidade foi tão forte que o seu próprio pai decidiu tornar-se monge.

Dos diversos milagres que se atribuem ao São Domingos de Silos o mais difícil é a libertação de um cristão que estava em poder dos mouros. Sabendo que São Domingos de Silos se dedicava a libertar os cristãos aprisionados, os mouros decidiram meter o prisioneiro dentro de uma pesada arca.

Sobre o imenso e pesado móvel dormia um cachorro, um galo e uma galinha que tinham por missão despertar com latidos e cacarejos o mouro, se alguém dela se aproximasse.        

Passaram-se os dias, e os animais continuavam a dormir em cima da arca enquanto o mouro espiava a cada momento pelas fendas de uma porta. O tempo passava e São Domingos de Silos não aparecia para resgatar o cristão.           

O prisioneiro sentia que o seu corpo se ia debilitando dia a dia, e já tinha perdido as esperanças de ser resgatado.

Sem encontrar resistência, em uma noite, quando o mouro dormia sob o efeito de uma tremenda bebedeira, apareceu São Domingos de Silos que levou pelos ares não só a arca onde se encontrava o cristão, bem como o galo, a galinha e o cachorro, levando tudo até o povoado de Silos. Donde os monges fizeram tocar de alegria os sinos acompanhados pelo clamor incessante das pessoas que receberam o prisioneiro libertado.

 

São Domingos de Silos, rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18