Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Estêvão de Perm

Quarta-feira, 26 Abril 2017por Visualizações : 5320

26Abr EstÊvão de PermSanto Estêvão de Perm nasceu por volta do ano 1340 em Veliky Ustyug (Rússia) e morreu em 1396 em Moscovo (Rússia).

Santo Estêvão de Perm nasceu no seio duma família cristã. Era filho de Simeão e de Maria. Sob a influência da mãe, Santo Estêvão de Perm demonstrou desde o início da sua vida um grande zelo pelo serviço à Igreja. Ajudava o pai durante os ofícios e aprendeu a ler as Sagradas Escrituras, cumprindo também o papel de leitor.

Na juventude, Santo Estêvão de Perm fez os votos monásticos no mosteiro de Rostov. O mosteiro de Rostov era famoso pela sua coleção de livros, e Santo Estevão de Perm, desejando ler os Santos Padres no idioma original, aprendeu a língua grega.

Em 1376 Santo Estêvão de Perm fez uma viagem pelas terras ao longo dos rios Vychegda e Vym e nasceu no santo a vontade de evangelizar o povo komi. Em vez de impor a língua da Igreja Latina ou Eslava ao povo (como tinham feito os missionários que tinham passado por aquelas localidades), Santo Estêvão de Perm aprendeu a língua e as tradições do povo komi.

Assim Santo Estêvão de Perm compilou um alfabeto em zyriano (língua do povo komi) e traduziu alguns livros da Igreja. Depois de ter executado esta tarefa foi ordenado diácono pelo bispo de Rostov, Arsênio.

O povo komi realizava a sua idolatria, principalmente, em frente a uma árvore tida por sagrada, sacrificando perto da mesma, animais selvagens. Santo Estevão de Perm construiu a sua cela perto da à árvore e aproveitava estes sacrifícios para pregar a verdade. Quando Santo Estêvão de Perm cortou e queimou a árvore, o povo tentou matá-lo. Contudo como Santo Estêvão de Perm havia convencido muitos com a sua pregação, conseguiu construir no local uma Igreja dedicada a São Miguel Arcanjo, o vencedor dos espíritos das trevas. Os próprios convertidos passaram a derrubar e queimar os seus antigos lugares de idolatria, mas tiveram de enfrentar a oposição de sacerdotes locais, liderados por Pam, que interveio contra a disseminação da verdadeira fé.

Santo Estêvão de Perm salvou a vida do sacerdote Pam, em circunstâncias que desconhecemos, e convidou-o a aceitar Cristo. Como o sacerdote pagão se negou a converter-se ao cristianismo foi banido pelo seu próprio povo.

Em homenagem à conversão dos zyrianos, o Santo Estevão de Perm construiu uma Igreja dedicada a São Nicolau.

Em 1381, Estevão foi ordenado bispo da cidade de Perm, e a partir dali dedicou-se a cuidar de seu rebanho. Abriu várias escolas para os novos convertidos, onde estudavam as Sagradas Escrituras na sua própria língua. Além disso, o santo ajudou na tradução para a língua zyriana de vários livros, como o dos Salmos, os Santos Evangelhos e outros.

Santo Estêvão de Perm defendeu o povo komi da incursão de outras tribos, supriu-os com pão, intercedeu por eles junto a Moscovo.

Santo Estêvão de Perm faleceu no ano de 1395.

 

Santo Estêvão de Perm rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18