São Ricardo de Chichester

Segunda-feira, 03 Abril 2017por Visualizações : 3979

3Abr S. RicardoSão Ricardo de Chicester ou São Ricardo nasceu no ano de 1197 e faleceu a 3 de abril de 1253.

Foi batizado como Ricardo Bachedine e nasceu no meio duma “tragédia familiar”, os pais que eram nobres e ricos, de repente caíram na miséria. Logo de seguida faleceram ambos os seus progenitores e São Ricardo teve de se deparar com a educação de dois irmãos e com as dívidas deixadas pelos pais. São Ricardo que se encontrava a estudar no mosteiro beneditino de Worcester teve de abandonar momentaneamente os estudos e voltar para casa a fim de cuidar dos irmãos e restaurar as finanças.

Após algum tempo a situação financeira da família melhorou e São Ricardo deixou as propriedades a serem geridas por um bom administrador, voltando a estudar. São Ricardo completou os seus estudos na Universidade de Oxford onde foi depois eleito reitor.

Desde então, São Ricardo de Chicester começou a sua atuação em prol da Igreja, pois viviam-se anos de grande corrupção moral. O povo aceitava passivamente a vida devassa dos nobres e do clero, que há muito estava afastado da disciplina monástica. São Ricardo, ao contrário, vivia com austeridade e passou a lutar por uma reforma geral nos meios católicos, para com isso elevar o nível de vida do povo, tanto material quanto espiritual.

Na universidade, São Ricardo favoreceu a aceitação dos frades franciscanos e dominicanos, que aos poucos instituíram a volta da disciplina e da humildade entre os religiosos e seus agregados.

A postura de São Ricardo gerou retaliações por parte do rei Henrique III ao bispo da Cantuária – Edmundo Rich – sob a orientação de quem São Ricardo agia. Perseguido pelo rei, o bispo buscou exílio na França e São Ricardo de Chicester acompanhou-o fielmente até à morte do bispo. Ao morrer o Bispo Edmundo Rich deixou a São Ricardo um cálice como herança, que se tornaria o emblema de São Ricardo. Diz-se que, durante a celebração da missa, o cálice caiu das mãos de São Ricardo, mas as sagradas espécies não se derramaram. Por insistência do bispo São Ricardo foi ordenado sacerdote aos 45 anos.

Os talentos e dedicação de São Ricardo foram recompensados um ano depois, quando o novo arcebispo da Cantuária – Bonifácio de Savóia – o consagrou bispo de Chichester. O rei Henrique III ficou furioso, apossando-se dos bens da diocese e proibindo São Ricardo de assumir seu cargo.

Contudo São Ricardo não se intimidou, e voltou disfarçado de mendigo para na clandestinidade, atuar durante dois anos, organizando o trabalho pastoral da diocese junto ao povo explorado. São Ricardo viu-se obrigado a pedir hospitalidade a um pároco rural; locomovia-se a pé para as visitas pastorais e ganhava o seu sustento arando o campo. Entretanto o Papa Inocêncio IV perdeu a calma e ameaçou excomungar o rei, que teve de aceitar São Ricardo como bispo de Chichester.

A partir desse momento São Ricardo pôde atuar com liberdade até morrer, em Dover, no dia 3 de abril de 1253, a caminho duma cruzada.

São Ricardo foi canonizado pelo Papa Ubaldo IV no ano de 1262.

É padroeiro dos cavaleiros e dos cocheiros.

São Ricardo de Chicester rogai por nós!

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena