Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Casimiro

Terça-feira, 04 Março 2098por Visualizações : 2494

4Mar S. CasimiroSão Casimiro nasceu a 3 de outubro de 1458, na Croácia e faleceu a 4 de março de 1484 em Hrodna, Bielorrússia. São Casimiro era o décimo terceiro filho do rei Casimiro IV, da Polónia e da rainha Elisabete d'Asburgo.

São Casimiro renunciou ao trono e desde pequeno que procurou a simplicidade e abriu mão do luxo da realeza. As ricas festas e as facilidades da nobreza não o seduziam. Ainda adolescente, optou por fazer um voto de castidade e por viver uma vida simples recolhido no seu quarto que transformou numa cela, como seria a de um eremita. Ali, São Casimiro dedicou-se à oração, à penitência, a disciplina e à solidão.  Trazia sempre consigo e um cilício para castigar o corpo e cada semana dedicava alguns dias ao jejum. Ao sono eram reservadas poucas horas e, embora lhe tivesse à disposição um leito que em comodidade nada deixava a desejar, escolhia de preferência o chão para o repouso do corpo.

Quando São Casimiro tinha apenas treze anos, os húngaros depuseram o rei Mateus Corvino e ofereceram a coroa a Casimiro. Ele, porém, recusou por não buscar o poder e também porque seu pai não era a favor daquela deposição. A única “ambição” de Casimiro era, de fato, o ideal monástico, a vida de oração e a santidade.

O jovem Casimiro, no entanto, não se eximia de deveres políticos que estivessem ao seu alcance e que não o desviassem de sua vocação. Assim, ajudado seu pai nos assuntos do reino a partir dos dezassete anos. Ajudou a resolver problemas da Lituânia e se tornou muito querido por todos de lá. Mas ele não queria nenhuma coroa. Quando o rei da Hungria se converteu ao cristianismo e deixou tudo para ingressar num mosteiro, o pai de Casimiro, o rei Casimiro IV, passou a ser o dono daquelas terras, que incluíam a então Prússia e a Hungria. Nem assim o jovem Casimiro quis reinar sobre esses territórios.

O pai de São Casimiro teve que se ausentar da sede do reino para negociar a ampliação do reino até aos mares Negro e Báltico, tornando o seu império gigantesco. Por isso, confiou a regência da sede ao filho Casimiro. O filho, cumpriu suas obrigações com grande competência e passou a ser mais amado pelo povo. Porém, o poder não o seduziu. Assim, quando o seu pai voltou, entregou o poder com alívio, preferindo a caridade para com os pobres e a vida simples.

O pai de São Casimiro negociou um casamento para o filho. Seria com uma bela princesa de um reino vizinho e amigo. São Casimiro, porém, recusou, alegando que sua vocação era para a vida celibatária e uma dedicação total a Deus e aos pobres. A contragosto, o seu pai desfez o contrato de casamento e São Casimiro seguiu sua vocação.

São Casimiro faleceu com apenas vinte e cinco anos, vítima de tuberculose, no dia 4 de março de 1484.

São Casimiro é o Padroeiro da juventude Lituana e protetor dos pobres.

São Casimiro foi canonizado em 1251.

 

São Casimiro rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 2Rs 22, 8-13; 23, 1-3; Sl 118 (119), 33-34. 35-36. 37 e 40 Ev Mt 7, 15-20 * Na Arquidiocese de Braga – S. Paio, mártir – MF * No Santuário de Fátima e na Paróquia de Fátima – S. Josemaria Escrivá, presbítero, Fundador do Opus Dei – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. André Jacinto Longhin, bispo, da I Ordem – MF; B. Tiago de Ghazir, presbítero, da I Ordem – MF * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Maria Madalena Fontaine e companheiras, virgens e mártires – MO * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – S. Josemaria Escrivá, presbítero, Fundador do Opus Dei – SOLENIDADE * Na Congregação do Santíssimo Redentor – I Vésp. da Virgem santa Maria do Perpétuo Socorro.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sem eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18