Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Eusébia Palomino Yenes

Sábado, 09 Fevereiro 2097por Visualizações : 5999

9fev B. Eusebia Palomino YenesBeata Eusébia Palomino Yenes nasceu a 15 de dezembro de 1889 em Cantalpino, província de Salamanca (Espanha) e faleceu a 10 de fevereiro de 1935 em Valverde do Caminho, Huelva. Nasceu no seio duma família muito pobre, mas de grande fé. Era filha de Agostino Palomino e de Joana Yenes de Villaflores. O seu pai trabalhava ao dia ao serviço dos latifundiários nos arredores da aldeia e a sua mãe cuidava da casa e dos seus quatro filhos.

Quando no inverno o campo descansa e falta trabalho, a comida escasseia. Então o pai de Eusébia Palomino Yenes é forçado a pedir ajuda de outras pessoas pobres nas aldeias da região. Às vezes, é acompanhado pela pequena Eusébia, com apenas sete anos de idade, que ignorando o custo de algumas humilhações, goza daquelas caminhadas nas trilhas do país.

Nestas caminhadas o seu pai, pobre de bens, mas rico dos valores fazia questão de ensiná-la as primeiras lições de catecismo, e instrui-la o mais que podia na bondade e caridade. Aos 10 anos (8 anos segundo algumas fontes), Eusébia - que desde muito cedo se destacava na disponibilidade em ajudar a quem precisasse, fosse em casa, na paróquia ou na rua – faz a primeira comunhão e ao que parece logo compreende a perfeita ligação entre este Sacramento e o sentido da oferta de si mesma a Deus e ao próximo.

Pouco depois a Beata Eusébia Palomino Yenes teve que deixar a escola para ajudar a família - e depois de ter dado prova de uma maturidade precoce - fica a cuidar de crianças de algumas famílias da cidade enquanto os pais vão trabalhar. Quando tinha doze anos, Eusébia Palomino foi a Salamanca com sua irmã mais velha e começou a servir como ama.

Aos domingos à tarde, a beata vai ao oratório festivo das Filhas de Maria Auxiliadora, onde encontra as religiosas, que decidem pedir-lhe ajuda para ajudar a comunidade. Eusébia aceita com grande prazer e imediatamente começa a trabalhar: ajudar na cozinha, levar a madeira, ajudar na limpeza da casa, cuidar das roupas no grande quintal, acompanhar o grupo de alunos para a escola e fazer os recados na cidade.

O desejo secreto de Eusébia de consagrar-se inteiramente ao Senhor, ilumina e nutre cada vez mais os seus atos e sua oração. Ela diz: "Se cumprir diligentemente os meus deveres, ficarei feliz com a Virgem Maria e um dia serei capaz de ser sua filha no Instituto". Contudo Eusébia Palomino Yenes não se atreve a pedir para ingressar no Instituto por causa de sua pobreza e falta de educação, pois não se julga digna de tal graça.

Porém, no ano de 1921, Eusébia Palomino Yenes começa o noviciado em preparação para a profissão. Alternando horas de estudo de oração e trabalho Eusébia é totalmente feliz. A 5 de agosto de 1924 a Beata Eusébia Yenes faz os votos religiosos.

A irmã Eusébia Palomino Yenes está destinada à casa de Valverde del Camino. As meninas da escola e o oratório, no primeiro encontro, estão bastante dececionadas, pois a nova Irmã (Eusébia) tem um aspeto bastante insignificante, pequeno e pálido, não bonito, com mãos grossas e também um nome feio. Porém logo são atraídas pelas narrações de eventos missionários, vidas de santos, episódios de devoção mariana ou anedotas de Dom Bosco, que a beata Eusébia Palomino Yenes se lembra graças a uma memória feliz e sabe como torná-los atraentes pela sua convicção e fé simples.

Após vários anos doente faleceu a 10 de fevereiro de 1935.

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II a 25 de abril de 2004.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • NASCIMENTO DE S. JOÃO Batista – SOLENIDADE Branco – Ofício da solenidade. Te Deum. Missa própria do dia, Glória, Credo, pf. próprio. L 1 Is 49, 1-6; Sl 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15 L 2 At 13, 22-26 Ev Lc 1, 57-66. 80 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Dia Nacional do Cigano. * Na Congregação das Irmãs de S. João Batista e de Maria Rainha e Missionários de S. João Batista – Nascimento de S. João Batista, Padroeiro – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – Nascimento de S. João Batista, Titular e Patrono principal da Ordem – SOLENIDADE * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Jun. 24
São João Baptista

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve promoveu ontem uma homenagem a D. António Carrilho, natural de Loulé, nos seus 25 anos de bispo, celebração que contou com a concelebração do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, do cardeal D. Américo Aguiar, bispo de Setúbal, natural da Diocese do Porto, onde o homenageado também trabalhou, e de D. […]

  • As obras da ampliação da igreja de Nossa Senhora de Fátima do Montenegro foram inauguradas em maio do ano passado, mas só na primeira semana deste mês é que ficou pronta a intervenção artística nas zonas do batistério e do sacrário e a cruz exterior na fachada. A criação esteve a cargo da artista plástica […]

  • A Diocese do Algarve voltou a promover uma celebração de bênção dos casais que comemoram jubileus matrimoniais. A bênção decorreu na Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, no passado dia 15 deste mês, na igreja matriz de Portimão com a participação de cerca de duas dezenas de casais que assinalam este ano 60, 50, 40, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18