Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Frutuoso

Quarta-feira, 05 Dezembro 2096por Visualizações : 4045

5 12 S. Frutuoso

Frutuoso de Braga ou Frutuoso de Dume nasceu na região de Bierzo, província de Leão (Espanha), nos primeiros anos do séc. VII e faleceu a 16 de Abril de 665. Era oriundo de uma família real, tudo indica que o seu pai tenha sido duque do exército Visigodo de Hispânia (nome dado pelos romanos à Península Ibérica (atuais Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e uma pequena parte a sul da França). Teve uma irmã, a quem o pai casou com um nobre de nome Visinando.

S. Frutuoso desde muito cedo anseia por renunciar aos bens materiais. Conta-se que quando o pai o levava aos vales da região de Bierzo, para pastar os rebanhos, S. Frutuoso alheio aos trabalhos e às conversas do pai, entrava no seu mundo interior e analisava a altitude daqueles vales, idealizando a construção de um mosteiro nessas propriedades.

Depois da morte dos pais, ganha a liberdade que sempre desejou e parte para Palência, confiando a sua formação espiritual ao bispo Conâncio. Terminada esta com êxito, regressa a Bierzo com dois objetivos que concretiza: doar os seus bens à Igreja e aos pobres e o abraço ao ascetismo anacorético. S. Frutuoso não hesita em refugiar-se nos vales, de preferência em lugares bem isolados, longe de tudo e de todos. A partir daqui a sua vida é somente dedicada a Deus de forma austera e exigente.

Embora longe da sociedade circundante S. Frutuoso não consegue passar despercebido. Entre 639 e 642 funda o mosteiro de Compludo, nas suas propriedades, nos vales de Bierzo. Este foi o primeiro de muitos. Sem dificuldade ocupa o mosteiro com um “exército de monges”.

Mais tarde o seu cunhado Visinando, apela às autoridades civis para que lhe seja entregue o mosteiro, alegando perante o rei, que aquela propriedade era precisa para uso do reino. Com este argumento o monarca acedeu ao pedido, e ordena que seja tirado o mosteiro a Frutuoso.

Quando o santo toma conhecimento deste facto desnudou os altares e vesti-os de cilício, ao mesmo tempo que escrevia uma carta ao seu rival, cujo conteúdo se desconhece, apenas se diz que o confundiu em nome do Senhor. Diz-se, também, que Visinando sofreu uma vingança divina, acabando por morrer cedo e sem descendência. Os seus bens foram herdados por pessoas alheias.

Depois da morte do cunhado, S. Frutuoso continuou à frente do mosteiro de Compludo. S. Frutuoso aspirava uma vida regrada para todos, com o intuito de proporcionar uma vivência espiritual e contemplativa o mais profunda possível, por isso, estabeleceu a observância à Regra e nomeou um abade para o mosteiro, com rigor e disciplina.

O seu dom de santidade começa a expandir-se, levando multidões de pessoas a procurá-lo. Frutuoso sente a sua vida ascética ameaçada e opta, muitas vezes, por refugiar-se em lugares tão isolados, cujo esconderijo não se mostrava aos olhos do homem, nem o acesso lhe abria portas. Era nestes lugares de austeridade que ele multiplicava a oração.

Fundou vários mosteiros, um deles o de S. Salvador de Montélios (atual paróquia de Real, em Braga [Portugal]).

S. Frutuoso rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Venceslau, mártir – MF Santos Lourenço Ruiz e Companheiros, mártires – MF Verde, br. ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Co 11, 9 – 12, 8; Sl 89 (90), 3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 Ev Lc 9, 43b-45 * Na Ordem Agostiniana – BB. Pedro de Zúñiga, presbítero, e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Inocêncio de Berzo, presbítero, da I Ordem – MF * Na Ordem de São Domingos – Santos Domingos Ibáñez de Erquicia, presbítero e Lourenço Ruiz, leigo, B. Alfonso Navarrete, presbítero e Companheiros, mártires do Japão – MO * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – I Vésp. dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Set. 28
São Venceslau
Dom. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A paróquia de Moncarapacho tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. O padre Armando Amâncio, de 52 anos, nomeado em julho passado pelo bispo do Algarve, passou a acumular aquela paróquia com a de Olhão, da qual é pároco desde 2015, e com o vicariato do Siroco, na mesma cidade, e […]

  • O bispo do Algarve referiu-se no sábado ao pedido de resignação, apresentado ao Papa, ao completar 75 anos de idade, no passado dia 27 de agosto, como determina o Código de Direito Canónico. D. Manuel Quintas, que falava na Assembleia diocesana de apresentação do Programa Pastoral da Igreja algarvia para o triénio de 2024/2027, disse […]

  • O bispo do Algarve anunciou no passado sábado que o seminarista Bruno Valente será ordenado diácono no dia 10 de novembro, às 17h, na igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, após a conclusão do lausperene diocesano, a cadeia de oração eucarística ininterrupta durante 15 dias, 24 horas por dia, que a diocese algarvia […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18