Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Nossa Senhora da Estrela

Terça-feira, 08 Maio 2096por Visualizações : 2366

8mai n. senhora da estrelaNossa Senhora da Estrela é também hoje celebrada na Igreja.

Dois monges beneditinos que moravam no convento de Monte Cassino, na Itália, resolveram fazer uma peregrinação até Jerusalém. Era o ano 1050. No caminho os dois monges foram ensinando e catequisando todas as pessoas que encontravam.

Certo dia, quando se encontravam no litoral da Normandia, França, num lugar chamado Grand Champ e já muito cansados, dormiram numa praia. Um dos monges dormiu na praia enquanto o outro preferiu dormir num pequeno barco que ali se encontrava. A maré subiu e o barco foi arrastado para o mar sem que o monge percebesse, indo parar por milagre em Salisbury, na costa da Inglaterra.

Em Salisbury todos ficaram maravilhados, dizendo que era um milagre o monge ter atravessado o mar da França para a Inglaterra numa pequena canoa e não ter morrido. Logo o monge foi eleito Bispo e seu governo foi brilhante.

O outro monge, Padre Rogério, que ficou na praia, não entendeu nada do que poderia ter acontecido ao seu irmão que havia desaparecido, mas entregando tudo nas mãos de Deus, continuou a sua viagem. Certa noite, quando foi dormir, teve um sonho que começou a mudar a sua vida. No sonho, ele viu uma grande estrela cair do céu, queimando todos os arbustos e árvores, e ouviu uma voz que disse: "Nossa Senhora quer que se construa uma igreja neste lugar." Quando acordou, viu o lugar que vira em seu sonho e o mesmo estava todo queimado. Assim, entendeu que, realmente, deveria construir ali uma igreja em honra a Nossa Senhora. Ele sentiu no coração o desejo de dar a Maria o título de "Nossa Senhora da Estrela", por causa da estrela que vira em seu sonho.

Por causa da pobreza dos moradores da região, o Padre Rogério construiu apenas um pequeno altar e uma pequeníssima capela, que seria a semente da grande Abadia de Nossa Senhora da Estrela de Monteburgo, França.

O Rei Guilherme, que era Duque da Normandia e que vencera a Inglaterra, sabendo da história de Nossa Senhora da Estrela, mandou o seu médico particular visitar a capelinha e saber como tudo aconteceu. Quando o Padre Rogério contou toda a história ao médico, este disse-lhe que o seu amigo se tinha tornado Bispo de Salisbury. Ao regressar o médico contou tudo ao bispo de Salisbury que pediu então ao rei Guilherme ajudar o seu irmão na fé, pois os dois foram abençoados por Nossa Senhora em sua peregrinação.

O Rei Guilherme, de bom coração, doou ao Padre Rogério toda a região de Monteburgo, juntamente com os recursos para que fosse construída ali uma grande Igreja e uma Abadia que se tornou um grande seminário.

 

Nossa Senhora da Estrela rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Jb 19, 21-27; Sl 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * No Patriarcado de Lisboa (Lisboa) – Santos Veríssimo, Máxima e Júlia – MO * Na Companhia de Jesus – S. Francisco de Borja, presbítero – MO * Na Ordem Franciscana e na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – I Vésp. de S. Francisco de Assis. * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (Hospital de S. João de Deus de Montemor-o-Novo) – I Vésp. do Aniversário da Dedicação da Igreja própria.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

  • A comunidade algarvia da Ordem dos Frades Menores (franciscanos), e consequentemente a Diocese do Algarve, passou a contar com a colaboração do frei Joaquim de Freitas. Pela primeira vez a trabalhar no Algarve, o sacerdote, natural de Guimarães, estava no convento de São Boaventura, em Braga. Anteriormente foi missionário durante quatro anos na Guiné-Bissau, numa […]

  • O Movimento dos Convívios Fraternos (MCF) da Diocese do Algarve volta a realizar aquele encontro que procura ser o primeiro apelo à fé. A iniciativa, que se realiza de 31 de outubro a 03 de novembro na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, com início a partir das 19h30 do primeiro dia, destina-se […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18