Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beata Beatriz

Quinta-feira, 25 Novembro 2094por Visualizações : 2698

25 11 Beata Beatriz

Beata Beatriz nasceu no ano de 1260, no solar feudal da nobre família dos Ornacieux, nos confins do Delfinado e da Saboia no Sudeste da França. Faleceu a 25 de Novembro de 1303.

Beata Beatriz recebeu uma educação cristã que a levaria, com apenas 13 anos, a entrar na cartuxa do Monte de Santa Maria, em Parménie (Isére, França).

Beata Beatriz de Ornacieux destacou-se pela santidade de vida. Manifestou sempre muita caridade e uma profunda humildade de coração; procurava em tudo ajudar a suas irmãs de religião e manifestou uma grande capacidade para sofrer. Beata Beatriz era de uma obediência extrema e fiel à vida de oração.

Um dia, diante do Sacrário, pediu a Deus que a tirasse do mundo para se colocar a salvo dos contínuos ataques do demónio; porém, uma voz saída do Sacrário proibiu-a de desejar outra coisa que não fosse fazer a vontade do Senhor. Então, Beata Beatriz, sentiu interiormente que o seu desejo de morrer mudou para um imenso anseio de viver para a maior glória de Deus, e suplicou ao Senhor que lhe concedesse a saúde que em tantos momentos lhe faltava devido a suas numerosas enfermidades. Uma vez mais, a voz do Senhor se fez ouvir dizendo: “Recebe as consolações que te dou e não recuses os sofrimentos que te envio”. A partir de então, dirigida por estas comunicações divinas, Beatriz de Ornacieux não desejou senão aquilo que fosse da vontade de Deus, convertendo-se num modelo de confiança e de abandono na Divina Providência.
Beata Beatriz amou profundamente a penitência, expressão de seu amor pela Cruz. Entregava-se a prolongados jejuns e a disciplinas. Foi especialmente devota da Paixão de Cristo e diz-se que perfurou sua mão esquerda com um cravo para recordar melhor os sofrimentos da crucificação.

Teve que suportar os assaltos frequentes do demónio, que em especial a tentava contra a virtude da santa pureza, colocando-a diante de representações obscenas, às quais sempre resistiu com invencível pureza de alma e de corpo. Em meio a estes ataques do inimigo e das vitórias da graça, sentia os consolos de Jesus e Maria.

Em 1301 a Beata Beatriz foi enviada com três companheiras (Luisa Allemman de Grésivaudan, Margarida de Sassenage e Ambrosina de Nerpol), a Eymeux, na diocese de Valence, para fundar um novo mosteiro. Depois outras jovens ingressaram no mosteiro, apesar da extrema pobreza em que deveriam viver.

Foi beatificada pelo Papa Pio IX a 15 de Abril de 1869.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha L 1 Am 3, 1-8; 4, 11-12; Sl 5, 5-6. 7. 8 Ev Mt 8, 23-27 * Na Companhia de Jesus – Santos Bernardino Realino, João Francisco de Régis e Francisco de Jerónimo; Bb. Julião Maunoir e António Baldinucci, presbíteros – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Jul. 03
São Tomé

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

  • O padre José Joaquim Campôa, de 64 anos, celebra amanhã, 29 de junho, 25 de sacerdócio e ao Folha do Domingo garante que o fundamental para continuar perseverante na sua vocação tem sido a capacidade de revisitar a alegria do dia da sua ordenação. O sacerdote conta que, por estes dias, fez o mesmo que […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18