Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores

Sábado, 27 Fevereiro 2094por Visualizações : 3268

27Fev S. Gabriel de Nossa Senhora das DoresSão Gabriel de Nossa Senhora das Dores também é conhecido como São Gabriel da Virgem Dolorosa. São Gabriel de Nossa Senhora das Dores nasceu a 1 de março de 1839 em Assis (Itália) e faleceu a 27 de fevereiro de 1862 em Isola del Gran Sasso (Itália).

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores era filho de Sante Possenti (advogado que exercia o cargo de prefeito) e de Angese Frisciotti, e foi batizado na Igreja de São Rufino, como Francesco Possenti em homenagem a São Francisco. São Gabriel de Nossa Senhora das Dores desde pequeno aprende a rezar, como lhe ensinam os pais que lhe transmitem uma grande fé. O seu pai Sante, funcionário do Estado Pontifício, depois de vários cargos, é nomeado assessor em Spoleto e transfere-se para lá com toda a sua família. Pouco tempo depois morre sua mãe; e Francesco passa a ser criado pela sua irmã, mais velha, Maria Luísa e a governante. O santo estuda com os jesuítas, onde cresce a sua devoção mariana e, no ambiente do colégio, medita sobre a vida de Cristo e sobre o contraste entre valores evangélicos e o mundo. 

Desde adolescente São Gabriel de Nossa Senhora das Dores chama a atenção pela sua exuberância, elegância e vivacidade, além do caráter espirituoso. Tem um ótimo desempenho escolar e frequenta com prazer a alta sociedade espoletina. São Gabriel sente-se também atraído e fascinado pela vida religiosa, mas ama os divertimentos; frequenta salões de dança e teatros e lê romances com voracidade. Os diversos lutos familiares marcam-no profundamente, mas quando em 1885 morre de cólera a sua irmã Maria Luísa, o santo reflete sobre a inconsistência das alegrias humanas e volta a pensar na vida religiosa. O seu pai procura dissuadi-lo, pensando tratar-se do fruto efémero da dor da perca.

Entretanto a 22 de agosto de 1856 - último dia da oitava da Assunção - quando pelas ruas de Spoleto se realiza a procissão com a imagem de Nossa Senhora venerada na catedral, Francisco encontra-se no meio da multidão de fiéis e no momento em que o ícone está diante dele, percebe claramente a Virgem dirigir-lhe as palavras: "Francisco, não entendeste ainda que esta vida não é feita para ti? Segue a tua vocação". Quinze dias mais tarde o santo deixa Spoleto, onde passou alguns dias estreitando os laços de amor e devoção a Maria Santíssima. De lá, dirigiu-se a Morrovalle para dar início ao noviciado na Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas).

Quando noviço, escolhe ser chamado Gabriel de Nossa Senhora das Dores. A 22 de setembro de 1857 São Gabriel de Nossa Senhora das Dores professa os votos e em junho de 1858 transfere-se para Pieve Torina para aperfeiçoar os estudos de filosofia e iniciar os de teologia para o sacerdócio. Lá multiplica as práticas ascéticas (práticas visando o desenvolvimento espiritual), continua a cultivar a devoção por Nossa Senhora das Dores e dedica-se aos pobres.

Em 10 de julho de 1859 é enviado ao convento da Imaculada Conceição na Ilha do Gran Sasso em preparação à ordenação. Em maio de 1861, São Gabriel de Nossa Senhora das Dores recebe em Penne as ordens menores. Mas a sua saúde é instável: emagrecido, tomado pela febre e por dificuldades de respiração, além da tosse e dores no peito, é diagnosticado com tuberculose. Morre em 27 de fevereiro de 1862, aos 24 anos, comprimindo contra o coração a imagem do Crucifixo com Nossa Senhora das Dores.

Foi beatificado em 1908, e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV.

 

São Gabriel de Nossa Senhora das Dores rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Isabel de Portugal – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Am 7, 10-17; Sl 18 B (19B), 8. 9. 10. 11 Ev Mt 9, 1-8 * Na Diocese de Coimbra – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Coimbra. Na cidade de Coimbra – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA * Na Diocese de Leiria-Fátima – S. Isabel de Portugal, Padroeira principal da cidade de Leiria. Na cidade de Leiria – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – MO * Na Ordem Carmelita – B. Maria Crucifixa Curcio, virgem – MF * Na Ordem de São Domingos – B. Pedro Jorge Frassáti – MF * Na Ordem Franciscana – S. Isabel de Portugal, rainha, da III Ordem – MO * Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – S. Isabel de Portugal – MO * Na Arquidiocese de Braga (Basílica do Bom Jesus) – I Vésp. do aniversário da Basílica do Bom Jesus.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Jul. 04
Mártires da Papua Nova Guiné
Qui. Jul. 04
São João Gabriel Perboyre

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Igreja Católica celebrou no passado 26 de junho a memória litúrgica de São Josemaria Escrivá e o Opus Dei a solenidade do seu fundador. Na Eucaristia que no Algarve assinalou aquela festividade, o padre Pedro Manuel, que presidiu à mesma ao final da tarde na capela do Imaculado Coração de Maria em Faro, afirmou […]

  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18