Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Patrício

Terça-feira, 17 Março 2093por Visualizações : 3667

17Mar S. PatrícioSão Patrício nasceu no ano 387 provavelmente em Banwen, País de Gales e faleceu a 17 de março de 461 em Down, Irlanda. Sabe-se que São Patrício nasceu numa vila que pertencia ao seu pai Calpurnius e ficava numa região entre Inglaterra e a Escócia. O seu pai, Calpurnius, era cristão e o seu avô era padre (nesse tempo, os padres podiam-se casar).

Porém, apesar da influência religiosa, só na idade da adolescência São Patrício se começou a interessar pela religião e pelos estudos.

Quando tinha dezasseis anos, São Patrício foi raptado por um grupo de piratas irlandeses sendo de seguida vendido como escravo. Levado à força para a Irlanda, São Patrício foi submetido a trabalhos forçados num ambiente terrível, entre pessoas rudes, brutas e pagãs. São Patrício tentou fugir duas vezes sem sucesso. Seis anos depois São Patrício conseguiu fugir e alcançou a libertação com que há tanto sonhava.

O jovem Patrício conseguiu embarcar para a Grã-Bretanha indo depois para a França. Em França São Patrício viveu em vários mosteiros. Fixou-se depois no mosteiro de Ésir, sob a orientação de São Germano (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/05/28/62954/-/s%C3%A3o-germano.html).

São Patrício começou juntamente com São Germano uma grande missão apostólica nas terras da Grã-Bretanha, contudo o desejo de São Patrício era evangelizar a Irlanda, aquele povo pagão, que o tinha escravizado. No ano de 432 aquando da morte do Bispo Paládio (responsável pela missão na Irlanda) São Patrício é sagrado bispo e enviado para a Irlanda pelo Papa Celestino I.

São Patrício viveu na Irlanda as três décadas seguintes e dedicou-se a evangelizar o povo. A missão de São Patrício levou à conversão de praticamente toda a Irlanda. O seu lema era respeitar para ser respeitado. Por causa da atitude respeitosa de São Patrício, não existiu repressão contra os cristãos na Irlanda. O próprio rei Leogário, percebendo a santidade de São Patrício, converteu-se e possibilitou que toda a sua corte se convertesse. 

Além de viver uma vida santa, que tocava os corações, São Patrício era um homem de grande visão e dinamismo. São Patrício fundou inúmeros mosteiros pelo país, como centros de irradiação do cristianismo e da cultura. Da Irlanda partiram vários monges missionários que peregrinaram por muitas terras estrangeiras anunciando o Evangelho

Para explicar como a Santíssima Trindade é três e um, ao mesmo tempo, São Patrício utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa. São Patrício foi ainda o incentivador do sacramento da confissão particular, tal como conhecemos hoje, visto que antes o mesmo era realizado de forma pública. Um século mais tarde essa prática propagou-se para a restante Europa.

São Patrício faleceu a 17 de março de 461, na cidade de Down (atual Downpatrick -Cidade de Patrício) em sua homenagem.  

São Patrício é co-padroeiro da Irlanda.

 

São Patrício rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Santa Faustina Kowalska, virgem – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha. L 1 Jb 42, 1-3.5-6.12-16 (heb. 1-3.5-6.12-17); Sl 118 (119), 66 e 71. 75 e 91. 125 e 130 Ev Lc 10, 17-24 * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Comemoração de todos os Irmãos da Ordem, pais e benfeitores falecidos – MO * Na Ordem de São Domingos – B. Raimundo de Cápua, presbítero – MF * Na Ordem de Malta – B. Pedro Pattarini de Ímola, religioso – MO * Na Congregação Salesiana – B. Alberto Marvelli – MF * Na Congregação do Santíssimo Redentor – B. Francisco Xavier Seelos, presbítero – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A Diocese do Algarve espera levar um mínimo de 150 participantes ao Jubileu dos Jovens, que se realizará, de 28 de julho a 03 de agosto de 2025, em Roma (Itália), com o Papa Francisco. O número foi avançado na reunião online do passado dia 30 de setembro para apresentação do programa de atividades do […]

  • O programa de atividades do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve para o presente ano pastoral 2024/2025 foi apresentado numa reunião online no passado dia 30 de setembro, presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Quintas. Na apresentação feita aos animadores de jovens, o Setor Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) deixou claro que o […]

  • Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas e nos institutos seculares presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2024/2025, na Igreja Católica algarvia quatro novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral. Para integrar a comunidade algarvia da congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus vieram as irmãs Maria da […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18