Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Catarina de Ricci

Quarta-feira, 04 Fevereiro 2093por Visualizações : 5977

4 fev S. Catarina de RicciSanta Catarina de Ricci nasceu a 23 de abril de 1522 em Florença e faleceu a 1 de fevereiro de 1590 em Prato (Itália). Era filha dos nobres Pedro Francisco e Catarina, e tinha três irmãos, todos rapazes. Foi batizada como Alessandra Lucrezia Romola. Ficou órfã de mãe aos 3 anos.

Santa Catarina passou então a ser criada pela sua avó paterna (segundo algumas fontes, pela sua madrinha segundo outras fontes). O certo é que a jovem santa Catarina de Ricci considerava a Virgem Maria como a sua verdadeira mãe e enquanto criança conseguia falar com o seu anjo da guarda que lhe ensinava preces para o rosário.

Aos 6 anos entrou para o convento-escola em Montecelli em Florença (Itália), onde a sua tia, Louisa del Ricci, era abadessa.  Santa Catarina de Ricci desenvolveu uma enorme devoção à Paixão de Cristo e pretendia entrar definitivamente para o convento. O seu pai, opunha-se aos seus planos, contudo depois de falar com o seu irmão (tio paterno de Catarina) o padre Timóteo permitiu que Catarina ingressasse no convento. Assim tomou o hábito da Ordem Dominicana no convento do Prado aos 14 anos, mudou o nome de Alessandra para Catarina em memória da sua mãe e de Santa Catarina de Sena (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/04/29/57863/-/s-catarina-de-sena.html).

Foi eleita superiora apenas com 25 anos cargo que ocupou até a morte. Santa Catarina de Ricci governava pelo bom exemplo na prática de todas as virtudes, conseguindo assim que na comunidade reinasse sempre ótimo espírito, e as religiosas esforçavam-se por seguir o exemplo da superiora.

Com 20 anos Santa Catarina de Ricci começou um ciclo de 12 semanas de êxtases da Paixão, iniciando na quinta-feira ao meio dia e indo até sexta-feira às 16 horas, sempre acompanhado de sérios ferimentos e chagas. As outras freiras podiam seguir o curso da Paixão pelos ferimentos que apareciam em ordem cronológica - desde os açoites, à coroa de espinhos e os ferimentos na Cruz - e, quando o êxtase finalmente terminava, Santa Catarina de Ricci estava coberta de ferimentos, com os ombros profundamente afundados onde a madeira da cruz se teria apoiado. Na primeira vez, na quaresma de 1542, ela meditava tão completamente na crucificação que ficou doente, só melhorando com a visão de Jesus levantando-se do sepulcro e falando com Maria Madalena no domingo.

Grandes e extraordinárias foram também as graças, de que Deus cumulou sua serva. Catarina possuía o dom da profecia, do conhecimento de coisas ocultas, da cura de doenças e da multiplicação de mantimentos em favor dos pobres.

Santa Catarina de Ricci faleceu a 11 de fevereiro de 1590, e foi canonizada pelo Papa Bento XIV no ano de 1746.

Santa Catarina de Ricci rogai por nós! 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha L 1 Am 3, 1-8; 4, 11-12; Sl 5, 5-6. 7. 8 Ev Mt 8, 23-27 * Na Companhia de Jesus – Santos Bernardino Realino, João Francisco de Régis e Francisco de Jerónimo; Bb. Julião Maunoir e António Baldinucci, presbíteros – MO

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qua. Jul. 03
São Tomé

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A ultreia do Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) – também conhecido como Cursilhos de Cristandade devido à sua fundação ter ocorrido em Espanha – que se realizou ontem à tarde na Diocese do Algarve, evidenciou São Paulo, seu patrono, como desafiador exemplo para todos os seus casais membros. O encontro, presidido pelo bispo do […]

  • Concluiu-se com 81 alunos finalistas, o Curso Básico de Teologia da Diocese do Algarve para agentes de pastoral que teve início em 2021. Promovida através do Centro de Estudos e Formação de Leigos do Algarve (CEFLA) em regime exclusivamente online, a iniciativa contou com 18 disciplinas semestrais lecionadas por 14 docentes, não apenas da Diocese […]

  • O padre José Joaquim Campôa, de 64 anos, celebra amanhã, 29 de junho, 25 de sacerdócio e ao Folha do Domingo garante que o fundamental para continuar perseverante na sua vocação tem sido a capacidade de revisitar a alegria do dia da sua ordenação. O sacerdote conta que, por estes dias, fez o mesmo que […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18